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Novo trecho ferroviário cria corredor de Goiás até Santos

Trecho que vai de São Simão (GO) a Estrela D'Oeste (SP) foi entregue cinco meses antes do prazo

Por: Da Redação  -  04/03/21  -  21:26
Trecho tem como objetivo levar a produção do agronegócio de Goiás e Tocantins para o Porto de Santos
Trecho tem como objetivo levar a produção do agronegócio de Goiás e Tocantins para o Porto de Santos   Foto: Divulgação/Governo Federal

A Rumo Logística inaugura o trecho que vai de São Simão (GO) a Estrela D'Oeste na Ferrovia Norte-Sul. Foram investidos R$ 711 milhões nas obras de infraestrutura. As operações foram iniciadas cinco meses antes do prazo.


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O terminal de São Simão será utilizado para o transbordo de grãos (soja e milho) e farelo de soja. A capacidade é de aproximadamente 5,5 milhões de toneladas por ano. São quatro tombadores e seis silos, com 42 mil toneladas de capacidade estática.


O terminal conta ainda com uma tulha de carregamento, com capacidade para carregar 3 mil toneladas por hora, o que permite encher um trem com 120 vagões em menos de oito horas. Durante a construção do terminal foram gerados 290 empregos diretos e mais de 1 mil indiretos. Com o início da operação, serão 90 empregos diretos, além de grande influência na economia regional.


De acordo com o presidente da Rumo, João Alberto Abreu, a conclusão do trecho sul da concessão - mais de 30 anos depois do seu anúncio oficial - demonstra que os projetos do setor de infraestrutura no Brasil vêm sendo destravados.


"O papel da iniciativa privada se mostra claro em um projeto como este, tanto do ponto de vista da velocidade de execução quanto dos benefícios à sociedade”, disse o executivo.


A Rumo arrematou em leilão os trechos central e sul da Ferrovia Norte-Sul em março de 2019, em um contrato que inclui a conclusão de obras inacabadas. A concessão tem duração de 30 anos e compreende a 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste, em um projeto denominado malha central.


O trecho tem como objetivo levar a produção do agronegócio dos estados de Goiás e Tocantins para ser exportada pelo Porto de Santos. “Do ponto de vista da região, trata-se de um projeto transformacional”, diz Abreu.


Para tornar o trecho operacional, a Rumo investiu em obras de infraestrutura, incluindo a construção de quatro pontes entre Goiás, Minas Gerais e São Paulo, além de um pátio de ligação em Estrela D'Oeste. A companhia também viabilizou a implantação dos trilhos que restavam para conectar esses três estados.


Três terminais foram projetados para atender a região sudoeste de Goiás, o leste de Mato Grosso e o Triângulo Mineiro. O terminal de São Simão é o primeiro a se tornar operacional, com capacidade de 5 milhões de toneladas por ano.


Em Rio Verde, a previsão de inauguração é para o final do primeiro semestre de 2021. "Trata-se de um terminal multimodal, que também vai movimentar combustível e contêineres, e vai ser o maior da malha central", pondera Abreu. Já em Iturama (MG), o terminal deve ficar pronto no fim do primeiro semestre de 2022.


Ferrovia Norte-Sul teve investimento de R$ 711 milhões nas obras infraestrutura
Ferrovia Norte-Sul teve investimento de R$ 711 milhões nas obras infraestrutura   Foto: Divulgação

Perspectivas


No ano passado, a Rumo registrou um crescimento de aproximadamente 4% no volume total transportado, para 62,5 milhões de toneladas.


Abreu observa que, apesar dos enormes gargalos, o Brasil tem conseguido destravar projetos de infraestrutura e o horizonte se desenha positivo para o setor. O risco, porém, reside na questão fiscal do País, o que pode atrapalhar a retomada da economia.


"Quanto mais tempo demorar a vacinação da população contra a covid-19, mais riscos o Brasil corre de não equacionar a sua situação fiscal", afirmou.


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