Noruega terá primeiro túnel para navios do mundo

Conclusão da obra está prevista para 2026

Por: Redação  -  07/10/21  -  19:33
 É assim que o túnel do navio pode ficar quando for concluído em alguns anos; a ilustração mostra o portal em Moldefjorden, na extremidade sul do túnel
É assim que o túnel do navio pode ficar quando for concluído em alguns anos; a ilustração mostra o portal em Moldefjorden, na extremidade sul do túnel   Foto: NCA/Divulgação

A Administração Costeira Norueguesa (NCA, na sigla em inglês) construirá o primeiro túnel para navios do mundo no sudoeste da Noruega. O empreendimento permitirá que embarcações de passageiros e de carga naveguem com maior segurança no mar de Stadhavet, uma seção exposta e perigosa da costa norueguesa que liga o Mar da Noruega ao Mar do Norte.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O túnel de Stad, como é chamado, passará por baixo de uma montanha de 645 metros. Ele terá 45 metros de altura e 36 metros de largura, com capacidade para receber navios com calado de até 12 metros. Segundo a NCA, o projeto ajudará a fortalecer as atividades industriais e comerciais na região.


Segundo a NCA, a construção do túnel está prevista para começar no ano que vem e terá duração de 3 a 4 anos, com investimentos de US$ 322 milhões provenientes da NCA.


A equipe por trás do projeto disse que a construção do túnel é um “pré-requisito” para aumentar a proteção a trabalhadores marítimos no oeste da Noruega. Por mais de 100 anos, um túnel foi proposto para ajudar os navios a contornar a Península de Stad, onde a combinação de vento, correnteza do oceano e ondas torna o trecho perigoso para navios de todos os tamanhos de 90 a 110 dias por ano.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter