No radar da Eldorado, mais investimentos e ampliação

Obras do novo terminal portuário da empresa vão começar neste ano

Por: Da Redação  -  02/02/21  -  19:41
No radar da Eldorado, mais investimentos e ampliação
No radar da Eldorado, mais investimentos e ampliação   Foto: Carlos Nogueira/AT

Os planos da Eldorado Celulose de aumentar as operações no Porto de Santos começarão a se concretizar este ano, quando a empresa dará início aos investimentos de R$ 250 milhões para modernizar o novo terminal adquirido em meados de 2020.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Na ocasião, a companhia ofereceu a melhor oferta para arrendar, por 25 anos, a área STS14 de 44,5 mil metros quadrados, anteriormente ocupada pelo Grupo Libra, na região do Macuco. A previsão é de que a nova instalação, que terá capacidade para movimentar anualmente 2,5 milhões de toneladas, fique pronta até o final de 2022.


"Com o arremate do novo terminal, vamos nos aprimorar em um dos principais gargalos do setor, que é o escoamento da produção e termos uma operação ainda mais moderna e eficiente. As novas instalações vão permitir que a gente praticamente dobre a nossa capacidade de operação, tornando a logística mais rápida e competitiva", destaca o gerente geral de Logística da Eldorado, Flavio Rocha da Costa.


Em 2020, a empresa movimentou em torno de 1,8 milhão de toneladas. É esperado o mesmo volume para 2021. Ao comemorar oito anos de operação, em dezembro, também foi atingida uma marca histórica: a produção de 13 milhões de toneladas de celulose desde o início de suas operações.


De acordo com Costa, o montante equivale a um milhão de toneladas a mais do que o previsto pelo projeto inicial da planta, desenvolvido para a capacidade nominal de 1,5 milhão toneladas de celulose por ano.


Os números positivos devem ser potencializados com a chegada do novo terminal, cujos investimentos mínimos envolvem obras de construção de armazém, aquisições de conjuntos de pontes rolantes com cobertura para área de recepção ferroviária e de equipamentos para carregamento e transporte, além de remoção de equipamentos remanescentes no lote.


“O principal atrativo do local é a possibilidade de transporte multimodal, já que ele terá acesso direto ao cais e uma interligação com a malha ferroviária", mencionou da Costa.


Atualmente, a Eldorado conta com uma fábrica em Três Lagoas (MS), mas já almeja uma nova linha de produção.


Quando o assunto é tecnologia, o gerente garante que a inovação é parte do DNA da empresa, algo que se reflete também na questão logística.


Recentemente, foram feitos investimentos em equipamentos e softwares de tecnologia modernos, como o sistema EldTruck, que permite total controle e gestão sobre cargas juntamente com a Torre de Controle. Além disso, foi implantado um sistema de informação warehouse management system para otimizar a confiabilidade das informações de estoque.


"Trabalhamos com foco em uma operação de alta performance, que traz segurança aos nossos colaboradores, o que é nossa absoluta prioridade, e garante agilidade nas nossas operações", disse Lima da Costa, lembrando do Protocolo de Enfrentamento ao Covid-19 adotado pela companhia gerando confiabilidade.


Segundo ele, as atividades foram adaptadas para ter o menor impacto possível no dia a dia e na produção. A mudança para home office dos profissionais dos grupos de risco foi uma das medidas implantadas.


"Também mudamos as escalas de trabalho e o funcionamento de refeitórios e demais áreas de convivência, como modo de evitar qualquer tipo de aglomeração. Além disso, adotamos triagem de temperatura permanente em todas as plantas da companhia e protocolos de testagem de colaboradores e visitantes", explicou.


Logo A Tribuna
Newsletter