Navio gigante interrompe novamente a travessia de balsas entre Santos e Guarujá

Porta-contêineres com 347,4 metros deixará o Porto de Santos nesta quarta-feira (26)

Por: ATribuna.com.br  -  26/10/22  -  10:12
Atualizado em 26/10/22 - 21:46
Porta-contêineres com 347,4 metros deixará o Porto de Santos nesta quarta-feira (26)
Porta-contêineres com 347,4 metros deixará o Porto de Santos nesta quarta-feira (26)   Foto: Fabrício Costa/AT

O porta-contêineres CMA CGM Vela, com 347,4 metros, deixará o Porto de Santos nesta quarta-feira (26). A manobra de saída deverá ser realizada no período da tarde e vai provocar a interrupção da travessia de balsas entre Santos e Guarujá no período das 14 às 15 horas. A operação será acompanhada pela Marinha do Brasil e está sujeita a condições ideais de visibilidade e maré.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O cargueiro tem 71,9 metros de altura e 45,2 de boca (largura). Até 11.264 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) podem ser transportados no navio. O calado (distância da linha d’água até a quilha) mínimo é de 14 metros. No cais santista, 1.500 contêineres foram movimentados. A operação aconteceu no Tecon, administrado pela Santos Brasil, na Margem Esquerda do complexo portuário, em Guarujá.


Assim como na chegada ao Porto, na segunda (24), será necessário um esquema especial para a partida do CMA CGM Vela. Conforme a regra, dois práticos deverão estar a bordo. Seis rebocadores serão utilizados. E dois ficarão de reserva. A operação contará, ainda, com sete embarcações da Autoridade Marítima.


Além disso, o tráfego no canal de navegação deverá ser interrompido para a passagem do porta-contêineres. Todos os terminais deverão reforçar a amarração dos navios que já estiverem atracados e os mais próximos deverão suspender as operações. A previsão é de que a embarcação deixe o Tecon às 14 horas.


Curiosos na chegada
O navio porta-contêiner CMA CGM Vela, de bandeira alemã, fez a alegria de dezenas de pessoas que acompanhavam, no Deck do Pescador, a passagem do navio mais comprido da história do Porto de Santos, com 344,7 metros. Às 13h45, o apito do navio soou, arrancando aplausos dos espectadores.


Os turistas de São Paulo Waldir Zaupa e Neide Oliveira, por exemplo, souberam pelo Instagram da chegada do navio e correram para a Ponta da Praia para acompanhar. "O tamanho e impressionante. Conseguimos muitas fotos", vibra ela.


Os turistas de São Paulo Waldir Zaupa e Neide Oliveira foram até o píer conferir a operação
Os turistas de São Paulo Waldir Zaupa e Neide Oliveira foram até o píer conferir a operação   Foto: Anderson Firmino / AT

Logo A Tribuna
Newsletter