Ministro do Turismo prevê a injeção de R$ 2,5 bi na economia com a retomada dos cruzeiros em Santos

Anúncio foi feito durante o Summit Cruzeiros, evento promovido pelo Grupo Tribuna

Por: Bruno Almeida  -  18/11/21  -  15:33
Atualizado em 18/11/21 - 19:24
Summit Cruzeiros, promovido pelo Grupo Tribuna, reúne autoridades e especialistas do setor portuário
Summit Cruzeiros, promovido pelo Grupo Tribuna, reúne autoridades e especialistas do setor portuário   Foto: Matheus Tagé

Representantes do poder público, de armadores e especialistas no setor de turismo estão reunidos na tarde desta quinta-feira (18) para discutir a importância do setor de cruzeiros marítimos. O Summit Cruzeiros, evento promovido pelo Grupo Tribuna, contou com a participação à distância do Ministro do Turismo, Gilson Machado, que afirmou ver a retomada no setor com otimismo e previu a injeção de R$ 2,5 bilhões na economia a partir da retomada da vinda de navios para a Baixada Santista.


No vídeo enviado pela equipe do ministro, Machado lembrou ainda que, com a retomada dos navios de cruzeiro, cerca de 35 mil empregos devem ser gerados. "Foi uma luta incansada do Governo Federal para que os navios voltassem a gerar emprego e desenvolvimento", afirmou em sua participação na abertura do evento.


O ministro espera aumentar, ainda, a movimentação pelas cidades da Baixada Santista. "Tivemos obras que receberam investimento aqui na região, como os mirantes em Guarujá e a reforma da orla de Praia Grande, que chamam atenção dos turistas".


Prevista para participar do evento, a deputada federal Rosana Valle (PSB) não esteve presente, porque teve um mal súbito em Brasília (DF). Ela está internada, mas passa bem.


A parlamentar, juntamente com outros representantes com forte base eleitoral na região, interveio para a liberação dos cruzeiros marítimos. Na esfera estadual, o deputado Tenente Coimbra (PSL), presente no evento desta quinta, lembra que também foi "uma das muitas mãos que ajudaram a retomada", e afirma querer que os turistas que venham para a Baixada Santista "desçam e tenha outras experiências".


"Vai favorecer não só a região, mas todo o estado de São Paulo, o Brasil", disse o deputado.


Ainda antes do primeiro painel, o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), também discursou no auditório do Grupo Tribuna. "É fundamental o Porto de Santos para o desenvolvimento econômico do Brasil. O cruzeiro de turismo também. A retomada é uma grande parceria de todos nós santistas, de todos nós brasileiros".


Santos afirma que a cidade está empenhada para permitir embarques seguros e dentro dos protocolos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "No primeiro embarque, no último dia 5, diversos profissionais da saúde da Cidade estavam trabalhando para que, junto com a Anvisa, nós tivéssemos o primeiro cruzeiro da retomada", diz o prefeito.


O prefeito finalizou a fala pedindo para que aconteça a transferência do Terminal de Passageiros (Concais) para o bairro do Valongo. "O concais é um terminal com todos os requisitos de excelência, mas não tem a melhor localização. Quando passar para a região do Valongo, teremos um incremento no turismo e na revitalização do Centro Histórico", pede Santos.


"Fiquei um pouco preocupado com a proximidade dos terminais de fertilizantes. Não é um bom cartão de visitas", finaliza.


Logo A Tribuna
Newsletter