Marinha e Ibama investigam mancha de óleo no Estuário de Santos

Vistorias ainda estão sendo realizadas pela Codesp no trecho atingido pelo produto

Por: De A Tribuna On-line  -  03/12/18  -  15:30
  Foto: Divulgação/Ibama

Equipes da Marinha e do Ibama analisam uma mancha de óleo que surgiu no Porto de Santos, perto da região da Alemoa, neste domingo (2).


De acordo com a agente ambiental federal do Ibama, Ana Angélica Alabarce, a mancha foi percebida por técnicos da Codesp, que imediatamente acionaram a Cetesb. ''É uma mancha significativa, mas que está finalizando. Nos preocupou pelo tamanho, que poderia chegar a áreas de mangue, afirmou, na manhã desta segunda-feira (3)''.


Em nota, a Codesp esdclarece que a mancha foi detectada por volta das 15 horas de domingo, entre a saída do Canal de Piaçaguera e a região da Alemoa.


Mancha foi detectada por volta das 15 horas de domingo, pela Codesp
Mancha foi detectada por volta das 15 horas de domingo, pela Codesp   Foto: Divulgação/Ibama

''A Codesp acionou, de imediato, os órgãos ambientais (Ibama e Cetesb) e promoveu uma vistoria de barco, com auxílio de drone, na área. Na oportunidade verificou-se tratar-se de uma mancha iridescente que, com o movimento da maré, tendeu a se concentrar nas imediações do píer da Alemoa''.


A estatal acionou o Plano de Emergência Individual (PEI) e a empresa Brasbunker (contratada pela Autoridade Portuária) realizou trabalhos de mitigação no local da ocorrência até o final da tarde de domingo.


Por meio de nota, a Companhia Docas do Estado de São Paulo também se pronunciou sobre o ocorrido alegando que a origem da mancha de óleo ainda não foi identificada.


"Nesta segunda-feira (3), a equipe de meio ambiente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), acompanhada de representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e da Capitania dos Portos de São Paulo, realizou nova vistoria e verificou algumas manchas esparsas nas proximidades do Píer da Alemoa, em pouca quantidade e de espessura ainda mais fina. Foram realizados trabalhos de mitigação pela empresa Brasbunker, finalizados por volta das 11h. A origem da mancha de óleo ainda não foi identificada, mas os órgãos ambientais continuam com os trabalhos de investigação".


Logo A Tribuna
Newsletter