Marcus Mingoni assumirá interinamente a presidência da Santos Port Authority dia 23

Novo comando da estatal que administra o Porto de Santos foi definido nesta sexta-feira (17)

Por: Bárbara Farias  -  17/02/23  -  11:36
Atualizado em 17/02/23 - 13:54
Marcus Mingoni foi anunciado como o novo presidente da Santos Port Authority na manhã desta sexta-feira (17)
Marcus Mingoni foi anunciado como o novo presidente da Santos Port Authority na manhã desta sexta-feira (17)   Foto: Divulgação SPA

A Santos Port Authority (SPA) terá novo comando. Nesta sexta-feira (17), em reunião extraordinária do Conselho de Administração (Consad) da Autoridade Portuária de Santos, Marcos Mingoni foi nomeado como novo diretor-presidente interino da estatal que administra o Porto de Santos e assumirá o cargo na próxima quinta-feira (23).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Diretor de Administração e Finanças da SPA desde maio de 2020, o executivo de 49 anos substitui Fernando Biral, que presidia a Autoridade Portuária desde abril de 2020. Mingoni acumulará as duas diretorias e definirá quem responderá interinamente pela diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação (Dineg).


A Dineg está sob gestão do diretor-presidente da SPA desde a saída de Bruno Stupello, em novembro do ano passado.


Já Biral ingressou na SPA em abril de 2019, como diretor de Administração e Finanças.


Histórico


Marcus Mingoni foi eleito diretor de Administração e Finanças da SPA em 29 de maio de 2020, pelo Conselho de Administração (Consad) da companhia.


Administrador de empresas, o executivo tem ampla experiência em gestão estratégica nas áreas financeira e administrativa em companhia de capital aberto, tendo coordenado também área de Relação com Investidores e liderado operações de M&A (compra e venda de empresas).


Entre os cargos que ocupou ao longo da carreira, foi vice-presidente financeiro do Grupo Saraiva e CFO do Grupo SEB Educação. Possui experiência em comandar grandes projetos e equipes multidisciplinares.


Liderou iniciativas importantes de melhoria de eficiência operacional, renegociação de contratos e revisão de processos, além de ter encabeçado o processo de venda da divisão editorial da Saraiva.


Mingoni é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulo Vargas (FGV) e tem MBA Executivo em Finanças no Insper, além de cursos de especialização em Gestão e Liderança pela FGV, CFO Estrategista pelo Insper e Finanças Corporativas na Fundação Dom Cabral.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter