Mais de 2,6 mil trabalhadores do Porto de Santos são vacinados contra a covid-19

Campanha segue e, nesta primeira fase, 14.141 portuários serão imunizados em Santos, Guarujá e Cubatão

Por: Fernanda Balbino  -  01/06/21  -  18:37
 O número se refere às imunizações em Santos e Guarujá
O número se refere às imunizações em Santos e Guarujá   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Um total de 2.685 pessoas foram vacinadas no primeiro dia da campanha de imunização contra a covid-19 voltada a trabalhadores portuários. O número se refere às imunizações em Santos e Guarujá. Os profissionais atuam no Porto ainda poderão garantir suas doses, já que a campanha segue e 14.141 portuários devem ser imunizados nesta primeira fase.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Estivador há 30 anos, Mauro Lourenço da Silva, de 52 anos, não quis perder tempo. Ele foi logo cedo ao Santos Convention Center, na Ponta da Praia, para garantir sua dose e foi um dos 1.454 vacinados na Cidade. Desde o início da pandemia, ele viu colegas de trabalho morrerem por conta da doença e não queria perder mais tempo.


“Pelo o que a gente observa, os muitos companheiros falecendo e pessoas novas. Para mim, é uma emoção enorme. Fico feliz e grato pela vacina e que correram atrás e conseguiram para nós. Deus queira que todos sejam vacinados”, afirmou.


Silva explica que a preocupação gira em torno da interação com tripulantes vindos de outros países. “Na maioria dos navios, ficamos perto da tripulação. Nós (estivadores), em turmas de 12, estamos sempre juntos com 3 ou 4 tripulantes. A gente não sabe se estão doentes, se já se vacinaram. Estamos na sorte, de máscara com álcool na mão, mas corremos o risco”, destacou o trabalhador vinculado do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo).


Para Paulo Sérgio Puga, que também é da estiva, e tem 59 anos, a vacina não chegou a tempo de contrair a doença. Foram 20 dias de cama e muita febre, mas não houve comprometimento do pulmão. “A gente estava na maior expectativa disso faz tempo porque o contato com os tripulantes é muito grande no navio. Estava esperando muito pela vacina”, afirmou.


Além dele, outros dois irmãos devem ser imunizados, já que também são portuários. “Somos a terceira geração. Primeiro, vieram meu pai e meu avô. E agora, seguimos na luta com esse vírus invisível”.


Os avulsos ainda podem se vacinar. Nesta quarta (2) é a vez dos que estão na faixa de 43 a 49 anos. Já na quinta (3), os profissionais entre 36 e 42 anos. Neste caso, é preciso ir ao Santos Convention Center, que fica na Praça Almirante Gago Coutinho, 29, na Ponta da Praia. O horário é das 9 às 15 horas.


Já entre os funcionários de terminais, o operador de terminal tractor, Marcos Antonio Moreira de Laura, de 54 anos, foi um dos primeiros a serem imunizados. Ele atua na Brasil Terminal Portuário (BTP), que fica na Alemoa.


“Foi uma benção, graças a Deus. Eu não via a hora de chegar esse dia. A gente trabalha muito e esse pessoal de navio e costuma descer. A gente não parou”, afirmou o trabalhador da BTP. “A gente vai ficar mais tranquilo em agosto, com a segunda dose. Mesmo assim, se protegendo. Ainda tem as novas variantes”, destacou o trabalhador que já contraiu a doença.


Órgãos federais


A vacinação também continua para os que atuam na Autoridade Portuária de Santos (APS) e em autoridades federais. Neste caso, o imunizante estará disponível em um posto na sede da estatal, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves s/nº, Macuco, também das 9 às 15 horas.


Entre os servidores dos anuentes estão os da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Receita Federal, do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).


Nesta quarta (2), podem ser imunizados os que têm entre 50 e 54 anos. Na quinta (3) é a vez dos que têm 45 a 49 anos e sexta-feira (4) de 40 a 44 anos. No sábado (5), serão imunizados os trabalhadores entre 35 a 39 anos.


Guarujá


Os profissionais que atuam em terminais localizados na Margem Esquerda (Guarujá), também se imunizaram. Neste caso, segundo a Prefeitura, no total, serão 2.996 imunizados. Destes, 1.231 foram vacinados ontem.


A vacinação dos portuários está centralizada no Ginásio Guaibê, que fica na Avenida Santos Dumont, 420, no bairro Santo Antônio. O horário é das 8 às 16 horas na quadra e das 9 às 15 horas no estacionamento, com sistema drive-thru.


Por fim, em Cubatão, 48 trabalhadores portuários que atuam em indústrias podem se vacinar, mas a Prefeitura não informou quantos já tomaram as doses. A imunização acontece no Parque Anilinas, na Avenida Nove de Abril, s/nº, das 9 às 15h.


Logo A Tribuna
Newsletter