Grupo Tribuna inicia neste domingo agenda técnica no Porto de Roterdã

Comitiva Porto & Mar 2022 fará, até quarta-feira (15), uma série de visitas técnicas no complexo portuário holandês

Por: Maurício Martins  -  12/06/22  -  07:15
Atualizado em 12/06/22 - 07:16
Roterdã se destaca por processos totalmente automatizados nas operações, com ‘terminais fantasmas’, operados de forma remota
Roterdã se destaca por processos totalmente automatizados nas operações, com ‘terminais fantasmas’, operados de forma remota   Foto: Porto de Roterdã/Divulgação

Autoridades, representantes de entidades e empresários do setor portuário brasileiro já estão em Roterdã, na Holanda, para entender como um dos maiores portos do mundo aplica novas tecnologias para soluções logísticas e implementa as melhores políticas no setor. A programação começa neste domingo (12), em um encontro com o embaixador do Brasil na Holanda, Paulo Roberto Caminha de Castilhos França.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Até a próxima quarta-feira (15), a comitiva cumprirá uma agenda técnica, que complementa a programação do seminário Porto & Mar 2022, organizado pelo Grupo Tribuna e realizado março deste ano, em Santos, com a presença do então ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. O objetivo é implementar definitivamente as boas práticas internacionais no cais santista.


Na segunda-feira (13), está prevista uma reunião na sede da empresa holandesa Van Oord Operações Marítimas, que além de atuar em Roterdã é responsável pela dragagem do Porto de Santos. A comitiva embarcará em uma draga para conhecer de perto a operação. No mesmo dia, será conhecido o processo de automação dos terminais de curta distância de Roterdã (Rotterdam Shortsea Terminals – RTS).


Na agenda, ainda está a visita nas operações do armazém Lineage Cool Port e no Centro de Serviço Ferroviário, para conhecer como funciona a conexão das operações ferroviárias com os terminais do porto.


Já na terça-feira (14), a comitiva terá uma aula sobre portos inteligentes na Shipping and Transport College (STC ou, na tradução do inglês, Faculdade de Transporte e Navegação), localizada às margens do Rio Maas (o canal de navegação do Porto de Roterdã). Todos receberão certificados.


Simuladores
Ainda faz parte da programação de terça uma visita no Centro de Simuladores do porto europeu, onde funcionários são capacitadas para operar máquinas em modernos equipamentos bem próximos da realidade.


O grupo também conhecerá detalhes de um dos mais avançados terminais de contêineres do mundo, com as operações totalmente automatizadas e controladas por computadores. Ele foi construído em Maasvlakte 2, uma área de expansão do Porto de Roterdã, e é operado pela APM Terminals.


Na quarta, a comitiva do Grupo Tribuna tem um encontro com René van der Plas, diretor do Porto de Roterdã. Além disso, está prevista uma apresentação técnica sobre o projeto do túnel submerso Maas Delta. A comitiva entrará no túnel para ver de perto os detalhes da obra.


“A maioria das missões internacionais aborda aspectos legais e políticos. Pensamos em uma agenda técnica para entender de forma clara como os melhores e maiores portos do mundo fazem acontecer. Ver pronto é uma coisa, saber como se faz é outra completamente diferente”, destaca O empresário Maxwell Rodrigues, apresentador do programa Porto 360º, da TV Tribuna, e responsável pelo planejamento da viagem.


A programação termina com a participação da comitiva no TOC Europe, principal evento do mundo para profissionais da cadeia portuária de suprimentos e de carga. O TOC reúne milhares de profissionais do setor, de dezenas de países.


O Grupo Tribuna criou um painel exclusivo para a participação brasileira e três integrantes da comitiva vão falar sobre os portos do Brasil, na quarta, das 15 às 17 horas locais, no complexo de eventos Rotterdam Ahoy.


Integrantes da comitiva destacam importância
O diretor-executivo da Associação Brasileira dos Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Angelino Caputo, acredita que a intensa programação organizada pelo Grupo Tribuna trará bons resultados para a comitiva. “Chamam atenção as automações e as últimas inovações tecnológicas adotadas pelo Porto de Roterdã”.


Para Caputo, que já presidiu a Autoridade Portuária de Santos, as viagens a portos internacionais ajudam a avaliar medidas aplicáveis aos portos brasileiros. “Essa tem uma importância especial, porque além da visita ao complexo portuário e a outras soluções logísticas, inclui a inédita participação de uma comitiva ao evento TOC Europa”.


O presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, afirma que será uma oportunidade de verificar detalhes da tecnologia e também do setor de regulação holandês para discutir no Brasil.


“A expectativa é maior ainda em função do evento TOC Europe, onde a logística do setor portuário será discutida. E vários países europeus estarão presentes. É uma oportunidade ímpar de entender o que está acontecendo lá fora, as novidades e os problemas”, diz Silva.


O secretário municipal de Assuntos Portuários de Santos, Júlio Eduardo dos Santos, elogia a elaboração de uma programação altamente técnica. “Para a municipalidade, é de suma importância esse intercâmbio, principalmente na atualidade, quando nosso complexo portuário está prestes a sofrer grandes transformações na sua gestão”.


Ele pretende trazer soluções para a geração de novos postos de trabalho, bem como a manutenção dos existentes no Porto. “E para o aprimoramento da nossa relação Porto-Cidade, que é imprescindível no planejamento urbano-portuário entre a municipalidade e a Autoridade Portuária”.


"A agenda da viagem é bem técnica, teremos a possibilidade de conhecer e entender como o Porto de Roterdã usa a tecnologia e inovação frente aos desafios do impacto da pandemia e da guerra da Ucrânia, seu sistema de dragagem e o parque tecnológico das operações portuárias. Sempre temos algo a aprender", disse o diretor de logística da Eldorado Celulose, Flavio da Rocha Costa.


Legado
Roterdã se destaca por processos totalmente automatizados nas operações, com ‘terminais fantasmas’, operados de forma remota, sem nenhum trabalhador no local. Ainda assim, consegue fazer uma conexão excelente entre os modais rodoviário, ferroviário e aquaviário, com agilidade e eficiência.


O Grupo Tribuna esteve em Roterdã em 2005 e 2014. Em 2021, o porto europeu movimentou 15,3 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e 468,7 milhões de toneladas de cargas. Como comparativo, o Porto de Santos teve movimentação de 147 milhões de toneladas e 4,8 milhões de TEU no ano passado.


Programação


- Domingo


20h30: jantar com embaixador do Brasil na Holanda, Paulo Roberto Caminha de Castilhos França


- Segunda-feira


8 horas: reunião na Van Oord Operações Marítimas e embarque na draga


14 horas: visita em terminal automatizado no Rotterdam Shortsea Terminals (RTS)


15h30: acesso às operações do armazém Lineage Cool Port


17 horas: Rail Service Center (Centro de Serviço Ferroviário)


- Terça-feira


8 horas: aula sobre portos inteligentes na Shipping and Transport College (STC)


10h30: visita ao Centro de Simuladores do porto europeu


13 horas: operação da APM Terminals em Maasvlakte 2


15 horas: apresentação sobre o maior projeto de expansão portuária da Europa


16 horas: tour de barco pelo porto


20 horas: jantar com empresários de tecnologia


- Quarta-feira


7h30: encontro com René van der Plas, diretor do Porto de Roterdã


9 horas: apresentação técnica e entrada no túnel submerso Maas Delta


13h30: TOC Europe


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter