Governo revisa norma de pesagem de caminhões

A norma também deve ampliar a tolerância de peso das cargas

Por: Da Agência Brasil  -  25/01/21  -  17:41
Com a instalação dos semáforos, não será mais necessário o deslocamento de agentes da CET-Santos
Com a instalação dos semáforos, não será mais necessário o deslocamento de agentes da CET-Santos   Foto: Sílvio Luiz/AT

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou que o governo está finalizando a revisão da norma de pesagem para caminhões, com uma nova metodologia. Uma das mudanças é a substituição do cálculo de peso por eixo por peso bruto, válido para algumas categorias. A norma também deve ampliar a tolerância de peso das cargas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O objetivo, segundo o ministro, é baratear os custos do transporte rodoviário de carga. “Estamos revisando a norma de pesagem, pra ela onerar menos o caminhoneiro, pra gente ter menos multa em função disso e ser mais fácil”, afirmou na última quinta-feira, durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro, transmitida nas redes sociais.


Freitas ainda comentou a decisão do governo federal de eliminar a tarifa de importação de pneus para o transporte de cargas. A medida foi definida na quarta-feira pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex).


“A partir do momento que a gente subtrai essa taxa, a gente tem mais pneus importados, que vão competir e a tendência é forçar uma redução de preço. A gente quer diminuir o custo do transporte”, disse Tarcísio.


O ministro também prometeu lançar “em breve” documento de transporte eletrônico para caminhoneiros.


Logo A Tribuna
Newsletter