Governo investe R$ 2,7 bilhões em acessos a portos para dar conta de supersafra

Prioridade é melhorar rodovias que levam aos portos de Santos, Vitória e Arco Norte

Por: Estadão Conteúdo e ATribuna.com.br  -  15/02/23  -  11:38
A BR-163 rasga o Brasil praticamente de ponta a ponta e é vital para o escoamento de grãos produzidos no Centro-Oeste rumo ao Norte
A BR-163 rasga o Brasil praticamente de ponta a ponta e é vital para o escoamento de grãos produzidos no Centro-Oeste rumo ao Norte   Foto: Lucas Ninno/GCOM/Divulgação

Com a supersafra de grãos batendo na porta e a estimativa de que o Brasil atingirá pela primeira vez a história marca de 300 milhões de toneladas de grãos, o Governo Federal preparou um pacote de investimentos de R$ 2,7 bilhões para as rodovias que fazem parte da rota de exportação de soja, milho, açúcar e outros cereais rumo os portos do Sudeste, em especial Santos e Vitória (ES), e do Arco Norte, com foco em Santarém (PA), Vila do Conde (PA) e Itaqui (MA).


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O valor foi definido na última semana, após reunião de integrantes dos ministérios dos Transportes, Agricultura e Portos e Aeroportos. "Esses R$ 2,7 bilhões são só para rodovias diretamente ligadas à exportação do agronegócio", disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.


A preocupação do Governo é deixar em ordem as estradas e vias importantes para o escoamento, diante da expectativa de safra recorde. Haverá entregas e retomada de obras, licitações, assinatura de ordens de serviço e dos trabalhos de manutenção nas principais rotas rodoviárias.


O escoamento da safra deve ter seu fluxo intensificado nas rodovias federais a partir desta semana, atingindo o pico entre março e abril. A expectativa é de que 141 milhões de toneladas de produtos sejam destinadas ao comércio exterior neste ano. Esse volume corresponde a 48% das exportações e é capaz de alimentar até 800 milhões de pessoas, ou 10% da população mundial.


De acordo com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a tendência é de que, com o avanço na condição das rodovias, haja uma redução no custo do frete. Segundo ele, de dezembro para cá, o item subiu 30% no Brasil. O plano de obras emergenciais para garantir o escoamento prevê recursos para rodovias como a BR-158 e a BR-163. "Todas as produções agrícolas serão coberturas pelo plano emergencial de Transportes", comentou Fávaro.


Renan Filho destacou a capacidade de investimentos do Ministério dos Transportes neste ano, que ganhou força após a aprovação da PEC da Transição. De acordo com o ministro, R$ 600 milhões já foram pagos pela pasta em contratos de manutenção, com expectativa de que em fevereiro sejam investidos entre R$ 800 milhões e R$ 1 bilhão.


Questionado sobre os investimentos nas áreas portuárias, o ministro Márcio França destacou que as companhias docas têm orçamentos próprios capazes de injetar recursos para melhoria de infraestrutura dos portos brasileiros.


"Vamos usar também desse orçamento para fazer as obras. Essa ideia de acumular dinheiro para deixar as companhias ricas e depois vendê-las era uma ideia sem nexo", disse em referência ao projeto de desestatização de estatais como a Santos Port Authority (SPA), gestora do Porto de Santos.


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