Governo de SP aguarda sinal verde para atualizar estudos do túnel Santos-Guarujá

Ligação seca será tema de reunião no Conselho Estadual do Programa de Parcerias

Por: Bárbara Farias  -  14/02/23  -  16:35
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, cumpriu agenda na Baixada Santista, acompanhando a entrega da balsa FB-16, na travessia Santos-Guarujá
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, cumpriu agenda na Baixada Santista, acompanhando a entrega da balsa FB-16, na travessia Santos-Guarujá   Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna

O Governo de São Paulo aguarda um sinal verde do Conselho Estadual do Programa de Parcerias para dar início à atualização dos estudos do túnel imerso Santos-Guarujá. A expectativa é que o tema seja abordado, possivelmente, na próxima semana. A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, falou sobre o tema nesta segunda-feira (13), durante a entrega da balsa FB-26, na travessia Santos-Guarujá.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo Natália, essa é mais uma etapa no trabalho da modelagem da ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos - algo que a pasta fará simultaneamente à concessão do serviço da travessia de balsas à iniciativa privada.


“A gente vai estudar simultaneamente o projeto do túnel e o da concessão da travessia de balsas exatamente para conseguirmos fazer a melhor modelagem, oferecendo eficiência ao usuário, com uma tarifa justa”, ressaltou.


Perguntada se o Governo do Estado pretende desenvolver o projeto do túnel em conjunto com o Governo Federal, a secretária não entrou em detalhes, dizendo apenas que o diálogo prevalecerá. “A gente vai participar e dialogar com o Governo Federal e com a sociedade”, afirmou Natália.


Histórico


Em 16 de janeiro, em seu primeiro compromisso na Baixada Santista como ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França garantiu construir o túnel a partir do projeto que foi desenvolvido pela Dersa (empresa pública estadual extinta em 2019) na gestão do então governador Geraldo Alckmin (2015-2018), quando ele era vice-governador. França disse ainda, na ocasião, que as obras seriam custeadas com recursos federais.


Na semana seguinte, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) abriu a possibilidade de uma parceria entre os governos Federal e Estadual para que o túnel Santos-Guarujá finalmente saia do papel e o Porto de Santos ganhe uma ligação seca entre as margens Direita e Esquerda do complexo portuário. Ele disso isso em visita a Santos, por conta do aniversário da Cidade.


“O Governo do Estado vai desenvolver o projeto. Obviamente, se for em parceria com o Governo Federal, fica muito mais fácil, pois o dispêndio de recursos por parte do Estado é menor. Nós vamos tocar isso para frente porque a Baixada Santista merece esse olhar e eu entendo que isso é algo que traz transformação, emprego e dignidade. É uma prioridade nossa”, afirmou Freitas.


A obra havia sido incluída no plano de desestatização da Santos Port Authority (SPA), gestora do Porto de Santos, em modelo capitaneado por Tarcísio quando era ministro da Infraestrutura do Governo Bolsonaro (2019-2022). Porém, desde o início do ano, França ressalta que a Autoridade Portuária deve seguir sob o Poder Público e rechaça a possibilidade de concessão.


O Governo de São Paulo aguarda um sinal verde do Conselho Estadual do Programa de Parcerias para dar início à atualização dos estudos do túnel imerso Santos-Guarujá. A expectatica é que o tema seja abordado, possivelmente, na próxima semana. A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, falou sobre o tema nesta segunda-feira (13), durante a entrega da balsa FB-26, na travessia Santos-Guarujá.


Logo A Tribuna
Newsletter