Gerenciamento do tráfego de navios no Porto de Santos é objeto de estudo

SPA contratou a Fundação Ezute para elaboração de novo projeto

Por: Fernanda Balbino  -  21/12/21  -  11:54
Sistema vai acompanhar em tempo real a posição, velocidade e registro das embarcações no Porto
Sistema vai acompanhar em tempo real a posição, velocidade e registro das embarcações no Porto   Foto: Matheus Tagé/AT

Após a rescisão de um contrato firmado em 2014, a implantação do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (em inglês, Vessel Traffic Management Information System ou VTMIS) do Porto de Santos deu um novo passo. A Santos Port Authority (SPA) contratou a Fundação Ezute para a elaboração de um novo projeto básico do empreendimento. Trata-se de uma organização privada sem fins lucrativos especializada em tecnologia e gestão.


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O sistema permitirá o monitoramento e o gerenciamento, em tempo real, do tráfego de navios no canal de navegação e nas áreas de fundeio do Porto (na Barra e na Baía de Santos). Também possibilitará uma melhor coordenação de ações durante emergências, como desastres ambientais e acidentes entre embarcações.


A previsão era de que o sistema entrasse em operação no final de 2018. No entanto, o contrato firmado com o consórcio Indra VTMIS Santos foi encerrado sem que fossem construídas as torres de monitoramento necessárias para a implantação da tecnologia.


De acordo com a estatal, desde outubro de 2014, quando o consórcio Indra VTMIS foi contratado, foram pagos R$ 12,4 milhões aos responsáveis. O valor total do contrato era de R$ 31 milhões e ainda houve um reajuste de R$ 1,6 milhão.


Entre 2014 e 2018, foram executadas algumas obras civis de implantação do Centro de Controle de Operações (CCO) do VTMIS, na Ponta da Praia. Também foram adquiridos todos os radares e concluída a instalação da antena e do radar na Ilha Barnabé, na Margem Esquerda, na Área Continental de Santos. Porém, ainda está prevista a implantação de três outras torres.


Cada uma terá um radar, uma câmera de alta definição e um transponder AIS, que identifica automaticamente navios. Assim, a central conseguirá acompanhar a posição, a velocidade e o registro dos cargueiros em tempo real.


Agora, os atuais gestores da SPA planejam aproveitar os recursos já adquiridos. Mas, de acordo com a estatal, considerando que o projeto original é de 2010, estudos concluíram que há necessidade de novo projeto básico que considerasse os avanços realizados e que incorporasse novas tecnologias e alternativas mais atuais, tais quais inteligência artificial, computação em nuvem e machine learning, entre outros.


Este novo contrato, firmado com a Ezute, prevê execução em 12 meses, no valor de R$ 4,7 milhões. Tem como escopo o levantamento da situação atual de equipamentos para utilização no novo projeto, estudos de viabilidade, engenharia de sistemas e elaboração de orçamento.


Tecnologia
“O VTMIS assegurará a elevação do padrão de qualidade das operações, ofertando mais um serviço de excelência em linha com as melhores práticas mundiais. Também possibilitará que o Porto de Santos absorva tecnologia em desenvolvimento, como o e-navigation e o Port Community System”, explica o diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro.


Já o diretor de Mercado Defesa e Espacial da Ezute, Carlos Eduardo de Almeida Jr., destaca que o sistema garante a manutenção da qualidade do serviço, de acordo com normatização da Marinha do Brasil e de padrões internacionais.


“A implantação de sensores, em conjunto com a integração de seus dados, permitirá a introdução de ferramenta sistêmica que proporcionará ampliação de consciência situacional e apoio direto ao processo de tomada de decisão das operações portuárias”.


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