Frederico Bussinger: Para além de investimentos, reformas portuárias

Nesta coluna, o consultor, engenheiro e economista fala sobre necessidades dos portos brasileiros

Por: Frederico Bussinger  -  18/01/19  -  20:28
  Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Vez por outra, surgem termos que se tornam bordões. Até aí, o risco é só comprar rótulos sem conteúdo. Mas, quando se trata de ações ou políticas públicas, é quase certo que isso levará a desperdício de recursos, de tempo e/ou resultados aquém dos esperados.


Em meados dos anos 90, o principal bordão na comunidade portuária era “implantar a lei” (dos portos). Frequente nas falas, não raro conotava caminho para o tesouro no fim do arco-íris.


Atualmente, o bordão é outro: investimento! O Brasil precisa de investimentos para alavancar novo ciclo de desenvolvimento? Claro que sim; a começar pelo gargalo da infraestrutura. Portos necessitam de investimentos em terminais? Sim! Necessários, mas não suficientes.


De que adianta, por exemplo, terminais se prepararem para navios de grande porte se o canal não lhes permite acesso? Ou por que exigir do arrendatário (até em edital) determinado nível de eficiência no terminal, se rodovias e ferrovias não lhe garantem fluxos compatíveis? (pergunta feita por dirigente da Maersk na concorrida audiência pública: Santos, 30/Ago/2013).


Portos são, e serão sempre, ambientes com atores públicos (autoridades – várias!) e privados (empresas e entidades): uma PPP nata... e complexa! Além disso, envolvem inúmeras infraestruturas e serviços.


Harmonia, pois, é instrumento essencial; razão pela qual boas práticas consagradas recomendam olhar-se a floresta, o shopping center (comparação corriqueira); não apenas a árvore ou a lojinha... Inclusive como contribuição para redução das incertezas dos EVTEAs e, pode parecer estranho, aumento da segurança jurídica. Tal abordagem é definida pelas agências internacionais, em quase todos os idiomas, como “reformas portuárias” (RP).


Aliás, sistematizando conceitos centenários e experiências colhidas em dezenas de países, o Banco Mundial edita um manual: “Port Reform Toolkit”. A última atualização (2016) tem mais de 400 páginas, além de diversos anexos e glossário. São 49 capítulos, organizados em 8 módulos, que fundamentam a necessidade das RP, discutem o interesse público nos portos, criação de valor e implicações econômico-financeiras das RP. Em seguida detalha um roteiro para o processo: estabelecimento de objetivos, estratégia para transhipment e conquista de mercado interior, intermodalidade, relação porto-cidade, alternativas de propriedade, de gestão de infraestrutura básica e serviços associados, alocação de riscos e de responsabilidades aos diversos atores, concessões (arrendamentos), ferramentas legais, licenciamentos, financiabilidade, tarifação, questões laborais, temas sociais conexos, regulação, entre outros. Por último, um módulo específico dedicado à implementação das RP, sob o sintomático título: “pondo tudo isso junto”!


No Brasil, EVTEAs (base para leilões de arrendamento), planos mestres e PDZs têm em geral estado longe disso!


Certamente o novo ciclo de reformas dos portos brasileiros poderia ser bem mais previsível, os recursos mais bem aplicados e lograr-se melhores e mais rápidos resultados se, para cada porto, fosse pactuado com todos os atores um plano/projeto integrado, articulando as inúmeras ações necessárias, das diversas áreas, incluindo-se aí a coordenação das ações de implementação.


Logo A Tribuna
Newsletter