Fórum em Santos reúne autoridades para debater relação Porto-Indústria

Executivos de empresas dos dois setores discutirão novas oportunidades para fomentar a economia local no Grupo Tribuna

Por: Redação  -  24/09/22  -  14:21
Porto de Santos é o principal complexo nacional, com dezenas de terminais instalados na Baixada Santista
Porto de Santos é o principal complexo nacional, com dezenas de terminais instalados na Baixada Santista   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Acontece na próxima quinta-feira (29), a partir das 14 horas, o primeiro Summit Porto-Indústria organizado pelo Grupo Tribuna. O principal objetivo é colocar em debate gargalos e novas oportunidades de negócios entre dois dos setores mais relevantes para a Baixada Santista. O encontro será realizado de forma presencial, no auditório do Grupo Tribuna, Rua João Pessoa, 350, Paquetá, e as inscrições já podem ser feitas pela internet neste link.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Oportunidades
Como construir uma relação de eficiência e sinergia intersetorial? Que áreas do polo petroquímico de Cubatão podem ser eventualmente usadas para expansão da atividade portuária? Que tipo de atividade econômica se beneficiaria de uma proximidade maior entre os dois setores? Há modelos nesse sentido que podem ser adotados na região?


“Temos visto essa relação forte entre os dois segmentos nos principais portos do mundo, por isso acreditamos que há uma oportunidade de juntar esforços. Temos um parque logístico fantástico, infraestrutura preparada. Seria um incentivo para a Baixada, com geração de novos negócios, empregos. Acreditamos muito nesse potencial entre os dois setores”, diz o diretor Comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono.


“O Porto vem passando por um momento importante no escoamento de commodities, mas o País precisa pensar em agregar valor às cargas que hoje transitam pelo cais santista. Isso só vai acontecer se tivermos uma proximidade maior com o impulsionamento desse setor que é tão importante na geração de riquezas para a nossa região”, ressalta Maxwell Rodrigues, apresentador do Porto 360°.


No Porto de Roterdã, na Holanda, há um processo avançado, com atividades industriais na área portuária
No Porto de Roterdã, na Holanda, há um processo avançado, com atividades industriais na área portuária   Foto: Maurício Martins/AT

Programação
O summit será aberto por Roberto Salomão, coordenador de Planejamento e Urbanismo do Complexo Industrial Portuário de Suape (PE).


Para o debate, estão confirmadas as presenças de Murillo Barbosa, diretor-presidente da Associação de Terminais Portuário Privados (ATP); Angelino Caputo, diretor da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra); Rogério Santos e Ademário Oliveira, prefeitos de Santos e Cubatão, respectivamente; Adalberto Ferreira da Silva, secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá; e Adilson Luiz Gonçalves, assessor técnico de Assuntos Portuários da Prefeitura de Santos.


E ainda Gustavo Ley, vice-presidente da Investe SP; Helano Gomes, membro da Associação Brasileira das Indústrias de Base (Abdib) e diretor-executivo da Ultracargo; Alexandre Messa, secretário de Acompanhamento Econômico, Advocacia da Concorrência e Competitividade do Governo Federal; e Patrícia Dutra Lascosque, superintendente institucional de Logística da Suzano.


A mediação será feita por Maxwell Rodrigues e Arminda Augusto, gerente de Projetos e Relações Institucionais do Grupo Tribuna.


Logo A Tribuna
Newsletter