Filhote de baleia jubarte aparece no Porto de Santos e mobiliza autoridades; VÍDEO

Animal nadou próximo aos navios, mas nenhuma operação portuária foi impactada

Por: ATribuna.com.br  -  11/09/21  -  21:25
Atualizado em 11/09/21 - 21:30
 O animal foi visto pela primeira vez por volta das 16h30 e o último avistamento aconteceu próximo às 18h, segundo a SPA
O animal foi visto pela primeira vez por volta das 16h30 e o último avistamento aconteceu próximo às 18h, segundo a SPA   Foto: Reprodução

Um filhote de baleia jubarte foi avistado no canal de navegação do Porto de Santos na tarde deste sábado (11). A aparição mobilizou diversas autoridades ambientais e portuárias, que monitoraram o animal até a saída do canal. Apesar do filhote nadar próximo aos navios, nenhuma operação portuária foi impactada (veja o vídeo abaixo).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com a chefe do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Santos, Ana Angélica Alabarce, a baleia não foi mais vista após uma operação com embarcações que conduziram o animal até a saída do canal para evitar o encalhe: “Fazendo movimentação. Com o barulho do motor, as embarcações vão conduzindo a baleia para ela ir saindo”.


O animal foi visto pela primeira vez às 16h30 e o último avistamento aconteceu por volta das 18h, segundo a Santos Port Authority (SPA). Durante o período em que permaneceu no Porto de Santos, o cetáceo foi monitorado pelo Ibama, SPA, Guarda Portuária, Dersa, Praticagem e contou com apoio da Capitania dos Portos.


Ainda segundo a chefe do Ibama de Santos, a Dersa segue sob alerta para qualquer ocorrência envolvendo o animal que possa paralisar a travessia de balsas. Além disso, a Guarda Portuária, Praticagem e o Ibama também estão atentos para acompanhamento de possíveis novas movimentações durante a madrugada.


Em entrevista à A Tribuna, Ana Angélica afirmou que o Ibama de Santos irá analisar sobre a aparição das baleias no final da tarde, pois não é a primeira vez que esse tipo de animal surge no Porto durante o período vespertino e vai embora ao anoitecer. “Vamos analisar, pode ser coincidência, mas achamos interessante”, finaliza.




Logo A Tribuna
Newsletter