Deputada quer transformar áreas da União em estacionamentos de caminhões do Porto de Santos

Rosana Valle pediu reunião com SPU e autoridade portuárias para equalizar problema que afeta mais de 3 mim profissionais por dia

Por: Por ATribuna.com.br  -  30/01/21  -  16:41
Programa de subvenção foi criado em resposta à greve dos caminhoneiros
Programa de subvenção foi criado em resposta à greve dos caminhoneiros   Foto: Carlos Nogueira / AT

Transformar áreas ociosas do governo Federal em estacionamento para caminhões com destino ao cais santista. A pauta será defendida pela deputada federal Rosana Valle(PSB/SP), quesolicitou reunião com o técnicos do Serviço de Patrimônio da União (SPU) e com a SantosPortAuthority(SPA).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A medida é apontada comosoluçãodeumantigo e crônicoproblemanos terminas portuários, que afetamais de3 mil caminhoneiros que carregame descarregam todos os dias no Porto de Santos sem a menor infraestrutura. Pela proposta, áreaspertencentes à União serão destinadas na criação de estacionamento, sanitários e refeitório para os caminhoneiros.


“É preciso olhar para esta categoria que está sofrendo muito por falta de apoio e infraestrutura. Não dá mais para aceitar que o maior porto da América do Sul não ofereça estrutura mínima de estacionamento para aqueles que transportam as riquezas do País para os mercados mundiais”, afirmou a parlamentar, que fará a reunião na primeira semana de fevereiro.


A deputada identificou três áreas, sendo duas ao longo da margem direita e, outra, um pouco mais afastada, que têm condições de serem aproveitadas para dar mais condições aos que trabalham com caminhões.


“O que vemos hoje são os caminhões parados ao longo da Avenida Portuária, a Avenida Governador MárcioCovas(Portuária), de forma improvisada, com os caminhoneiros esperando horas e até dias para descarregar ou carregar seus veículos. São trabalhadores que não contam com as mínimas condições de higiene e segurança”, ressaltou a deputada.


A parlamentar já iniciou conversas a respeito com a Autoridade Portuária, a SantosPortAuthority(SPA), e com os dirigentes do Serviço de Patrimônio da União (SPU) na região. “Tanto aSPA como o SPU demonstraram interesse e concordaram em buscar uma solução e a definição de uma área para o estacionamento dos caminhoneiros que atuam no Porto de Santos”.


“A atuação do Patrimônio da Uniãoserá essencial para solucionar esta causa justa e humanitária. É uma questão de respeito e segurança para uma categoria que carrega diariamente as riquezas produzidas no Brasil”, concluiu Rosana.


Logo A Tribuna
Newsletter