De Popa a Proa: Inovação tecnológica, um futuro mais sustentável

Fernando Biral é diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA)

Por: Fernando Biral  -  18/12/21  -  08:44
  Foto: Carlos Nogueira/AT

É consenso que um porto deve ser, acima de tudo, eficiente, sustentável e competitivo. Acreditamos que, para isso, poder público e iniciativa privada precisam trabalhar conjuntamente de forma que os investimentos em infraestrutura e inovação sejam indutores do desenvolvimento que buscamos. Tanto como empresa quanto como sociedade.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Quando assumimos a gestão há quase três anos, inauguramos nova relação com a iniciativa privada pautada em transparência, modernização de processos, rigor no trato da coisa pública e busca por resultado.


Muito foi feito. Por meio de investimentos em superestrutura, em acessos e a realização de 11 leilões entre 2019 e 2022 - cinco dos quais já com martelo batido na B3 -, estamos, juntos, aumentando a capacidade do principal ativo do comércio exterior brasileiro, que chegará a 240,6 milhões de toneladas/ano em 2040, alta de 50% sobre 2020.


Com essa agenda em plena execução, progredimos para tornar Santos e Guarujá um Porto inovador, modelo também de transformação digital.


Criamos um Centro de Inovação com o objetivo de estabelecer parcerias para desenvolvimento de soluções inovadoras. A SPA entra com sua expertise e infraestrutura, sem comprometer recursos financeiros, e as empresas privadas atuam conosco para criar produtos e serviços que serão testados e utilizados pela Autoridade Portuária por um período determinado.


A primeira ação foi o acordo de cooperação técnica recém-assinado com as empresas Wilson Sons e DockTech, envolvendo a criação de uma ferramenta que realiza a batimetria de forma on-line, o que nos auxiliará no planejamento da dragagem - novamente, sem custo para a SPA.


Outro foco de inovação é a aplicação do 5G em funcionalidades que tragam avanços para a operação portuária. Em parceria com os Ministérios das Comunicações e da Infraestrutura, serão realizados em 2022 testes e casos de uso do 5G em aplicações diversas, visando demonstrar sua capacidade e aderência na automação dos processos portuários e na integração de sistemas.


Avançamos mais. Lançamos chamamento público para doação de estudos visando a implantação de rede sem fio de longo alcance para conectividade de dispositivos e aplicação de loT (Internet das Coisas).


Já selecionamos quatro propostas e realizaremos acordos de cooperação técnica para desenvolver soluções inovadoras como telemetria e recebimento de informações de sensores e outros dispositivos.


Para regrar essas parcerias, criamos uma norma pioneira que estabelece as diretrizes para o desenvolvimento de inovações tecnológicas. Pretendemos encontrar padrões e semelhanças em serviços, equipamentos e informações e viabilizar seu compartilhamento, racionalizando investimentos.


Um viés importante desse processo é o envolvimento maior com as universidades, por meio de uma interlocução sobre o novo perfil do trabalhador portuário, de forma que possam preparar os graduandos para ocupar os novos postos de trabalho.


Em outra frente, a SPA disponibilizará vagas para o “estagiário inovador”, a fim de que jovens proativos encontrem um ambiente propício para desenvolver seus projetos de pesquisa. É o Porto 4.0, uma revolução silenciosa que abre nova fronteira de oportunidades para tornar o Porto de Santos uma opção cada vez mais atraente para o mercado e a sociedade.


Estamos mostrando que juntos podemos fazer mais e melhor para colocar o Porto em um novo patamar de desempenho e inovação tecnológica. Foi assim, por exemplo, com os estudos que geraram a base de informações que permitiu a homologação do navio de 366 metros.


Os terminais também estão fazendo sua parte. Santos Brasil e Brasil Terminal Portuário, por exemplo, já migraram seus sistemas do Terminal Operating System (TOS) para o Opus, uma plataforma de ponta escolhida pela sua facilidade de integração com novas tecnologias.


O Opus modernizará e unificará as operações de contêineres, com a possibilidade de se adaptar a automatizações das operações que venham a ser necessárias no futuro.


Estamos certos de que a evolução tecnológica é a chave para encontrarmos soluções capazes de reduzir custos e aumentar a eficiência.


Esperamos contribuir para que as cidades ao redor do Porto se convertam em polos tecnológicos. Este é o legado que queremos deixar para o Porto de Santos e região.


Logo A Tribuna
Newsletter