Comunidade portuária pede inclusão da Ferradura na malha ferroviária do cais santista

Audiência pública debateu a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para garantir gestão, operação, manutenção e expansão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips)

Por: Fernanda Balbino  -  11/02/21  -  13:58
Acessos ferroviários ao Porto de Santos foram tema de uma audiência pública realizada nesta quarta
Acessos ferroviários ao Porto de Santos foram tema de uma audiência pública realizada nesta quarta   Foto: Vanessa Rodrigues

Um modelo concessão com cooperação de operadores ferroviários, rateio de custos e investimentos de maneira transparente e com a possibilidade de novos entrantes. Estas são as premissas da Sociedade de Propósito Específico (SPE) a ser criada para garantir gestão, operação, manutenção e expansão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). A previsão é de que o edital de chamamento público seja publicado em dezembro. Em paralelo, a comunidade portuária pede a inclusão da Ferradura como um ativo que fará parte do pacote a ser concedido.


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Os acessos ferroviários ao Porto de Santos foram tema de uma audiência pública realizada nesta quarta-feira (10) pela Autoridade Portuária de Santos (APS). O evento faz parte do processo de consulta pública aberto no fim do ano passado com intuito de firmar novo contrato para exploração da malha interna do Porto.


O objetivo é garantir investimentos estimados em R$ 1,8 bilhão necessários à expansão da capacidade ferroviária, em vista do aumento de demanda previsto para curto prazo. Entre eles, estão a instalação de pátios ferroviários, viadutos para descruzamentos rodoferrovíários, além de eliminação de passagens de nível, construção de passarelas e da expansão e criação de novas peras ferroviárias.


Durante a audiência pública, os participantes destacaram os investimentos de terminais portuários na adequação de suas estruturas para o recebimento de cargas através do modal ferroviário. Porém, também apontaram diversos investimentos necessários para aumentar a capacidade das linhas férreas do Porto de Santos.


Entre eles, estão intervenções já aguardadas, mas que não têm previsão de virar realidade, na Ferradura sob concessão da MRS. Atualmente, o Governo Federal estuda incorporar a estrutura à Fips ou mantê-la sob o domínio da concessionária, mas com obrigação de investimentos para adequação da capacidade.


Diversas entidades e especialistas se manifestaram a favor da inclusão da Ferradura na Fips. Representantes da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), da Prefeitura de Santos e da Câmara Municipal estão nessa lista.


Mas, uma preocupação foi comum: o respeito às questões contratuais e uma transição adequada, caso o pedido se torne realidade. Questionados, o diretor-presidente da APS, Fernando Biral, e a diretora de gestão de contratos da Secretaria Nacional de Portos, Flavia Takafashi, apontaram que a questão ainda vem sendo estudada pelo Governo Federal, mas que os contratos serão respeitados.


A previsão é de que o Governo Federal tenha um assento no conselho de administração da SPE e tenha acesso aos planos de investimentos da nova concessionária ferroviária.


Cronograma


De acordo com o cronograma apresentado pela APS, após o recebimento de contribuições da consulta pública, que foi prorrogada de sexta-feira até o dia 27, os dados serão avaliados por técnicos da estatal.


Os relatórios serão repassados ao Conselho de Administração (Consad) da empresa em abril. Em seguida, entre maio e a primeira quinzena de julho, a questão será discutida na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Além disso, até novembro está prevista a análise do modelo no Tribunal de Contas da União (TCU).


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