Com santista no comando, Governo Federal quer modernizar administração dos portos

Ex-diretor do Porto de Santos, Fabrizio Pierdomenico assumiu o cargo de secretário nacional de Portos

Por: Bárbara Farias  -  04/03/23  -  06:25
Economista e consultor portuário, Fabrizio Pierdomenico tem 20 anos de experiência no setor
Economista e consultor portuário, Fabrizio Pierdomenico tem 20 anos de experiência no setor   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A modernização da administração dos portos brasileiros é uma prioridade para o Ministério de Portos e Aeroportos e terá ainda mais agilidade a partir de agora, com a nomeação de Fabrizio Pierdomenico como secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários. A opinião é do ministro Márcio França, que comentou a chegada do novo integrante da pasta, oficializada em portaria publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Economista e consultor portuário com atuação predominante na Baixada Santista, a escolha de Pierdomenico vai além de seu currículo. Em nota, França revelou sua atenção especial com o principal ativo portuário do País, o Porto de Santos. “É a primeira vez que temos um ministro e um secretário de Portos da Baixada Santista, que conhecem de perto os desafios do porto santista”, ressaltou.


Em Santos, “dentre as reformulações que serão implementadas, está a nomeação da nova diretoria da Autoridade Portuária. Esse processo será realizado nas próximas semanas”, complementou o ministro.


Esta não será a primeira vez que Pierdomenico comandará políticas públicas para os portos no Governo Federal. Entre 2008 e 2011, ele foi secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria Especial de Portos, trabalhando com os ministros Pedro Brito e Leônidas Cristino.


Antes, entre 2003 e 2007, foi diretor Comercial e de Desenvolvimento da antiga Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), atual Santos Port Authority (SPA). Em 2011, ele retornou à iniciativa privada como sócio-diretor da Agência Porto Consultoria Portuária e Empresarial.


Confiança do mercado


O diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque, comemorou a nomeação de Pierdomenico. “Temos muito a ganhar, já que ele comprovou competência quando exerceu o cargo de secretário executivo do ministro Pedro Brito, em Brasília. O Porto de Santos só tem a prosperar com essa indicação e que seja dada continuidade aos trabalhos muito bem desenvolvidos pela diretoria atual da SPA no atendimento aos usuários”.


Agora, a expectativa de Roque é em relação ao Port Community System (PCS). “A meta que deve ser perseguida no momento é a implantação do PCS, uma plataforma eletrônica que conecta os múltiplos sistemas operados por uma variedade de organizações que compõem uma comunidade portuária ou aeroportuária, para que possam trocar informações entre si”.


Por sua vez, o presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) e da Transbrasa, Bayard Umbuzeiro Filho, lembrou o trabalho de Pierdomenico como consultor portuário. “Ofereceu um trabalho de altíssima qualidade e competência. Está muito bem qualificado para gerir os destinos dos portos, não só o de Santos. Mas, como ele e o ministro são da região, nos sentimos muito felizes em tê-los conosco”.


O diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, destacou o perfil técnico do novo secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários. “É muito competente e atua na área há muito tempo como consultor, além de ter experiência na antiga Secretaria de Portos e, no Porto de Santos, como diretor. Tem todos os requisitos necessários para fazer uma boa gestão”.


Reforço


A chegada de Pierdomenico reforça o time do Ministério de Portos que, desde 17 de janeiro, conta com o engenheiro Roberto Duarte Gusmão, nomeado secretário-executivo. Gusmão foi presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape (PE), entre fevereiro de 2021 e novembro de 2022.


Logo A Tribuna
Newsletter