Codesp terá novo presidente e vai substituir dois diretores

Três dirigentes serão anunciados e empossados na próxima segunda-feira (21)

Por: Fernanda Balbino, da Redação  -  18/01/19  -  18:35
Sede da Codesp, em Santos
Sede da Codesp, em Santos   Foto: Carlos Nogueira

Além da nomeação do novo diretor-presidente, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) terá dois novos diretores na próxima segunda-feira (21). Eles serão empossados durante reunião do Conselho de Administração (Consad) da empresa.


A informação foi confirmada pelo presidente do Consad, Ogarito Linhares. Porém, ele não confirmou quais setores da autoridade portuária terão novos responsáveis.


Conforme divulgado por A Tribuna, o engenheiro Casemiro Tércio Carvalho, ex-presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), será o novo comandante da autoridade portuária santista. O executivo teve o nome aprovado pelo Comitê de Elegibilidade da Casa Civil.


Segundo Linhares, na reunião do Consad de segunda-feira, será homologada a exoneração do ex-presidente Luiz Fernando Garcia, que deixou a autoridade portuária em 4 de janeiro para chefiar a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).


Garcia ficou cerca de dois meses no cargo, após ser transferido do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (que passou a se chamar Ministério da Infraestrutura). Isso aconteceu no dia da prisão do ex-presidente da Docas José Alex Oliva, preso pela Polícia Federal (PF) por suspeitas de fraudes em contratações na empresa. As investigações fazem parte da Operação Tritão.


Primeira mulher


A Reportagem apurou, ainda, que é grande a possibilidade de que a Codesp tenha sua primeira diretora. Uma executiva, que hoje atua na Secretaria Nacional de Portos, deve comandar a área de Engenharia da estatal, hoje ocupada por Hilário Gurjão.


O executivo, por sua vez, pode seguir para outro cargo de direção na empresa, como a função ocupada por José Alfredo de Albuquerque, na Diretoria de Relações com o Mercado e Comunidade. Circula pelos corredores da empresa a informação de que Albuquerque será transferido para outra companhia docas, a da Bahia.


Também é provável que a autoridade portuária tenha um militar em sua direção. Um oficial da Marinha é cotado para assumir a Diretoria de Administração e Finanças.


O contador Eugenio Carvalho, funcionário de carreira da Docas há 45 anos, havia sido indicado para o cargo. Porém, não há confirmação da aprovação de seu nome pelo Comitê de Elegibilidade da Casa Civil.


Logo A Tribuna
Newsletter