Codesp lança edital para projeto-base da entrada de Santos nesta quinta-feira

Obra trata de um viaduto que servirá como novo acesso ao Porto e tem custo de R$ 10 milhões

Por: De A Tribuna On-line  -  13/12/18  -  00:10

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) lança, nesta quinta-feira (13), o edital de licitação para o projeto-base da entrada de Santos. A ação inclui a construção de um viaduto que servirá como acesso ao Porto e tem um custo de R$ 10 milhões, com recursos da própria Codesp.


A novidade foi revelada, nesta quarta-feira (12), pelo diretor-presidente da Companhia, Luiz Fernando Garcia, durante a solenidade de encerramento da 16ª edição do Santos Export Brasil, realizada no auditório do Grupo Tribuna, em Santos.


Garcia classificou o projeto como audacioso e revelou o interesse da Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, na execução da obra. "Havendo uma prespectiva de aditamento em contrato, a Ecovias assume a execução. Caso isso não ocorra, a Codesp assume, mas precisaremos ir atrás de verba para viabilizar", disse.


Luiz Fernando Garcia também adiantou que o contrato da dragagem deve ser aditado
Luiz Fernando Garcia também adiantou que o contrato da dragagem deve ser aditado   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Outra obra que o diretor-presidente elencou também as obras da Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos, entre o Macuco e a Ponta da Praia, como prioritária em 2019. "É preciso construir o viaduto que interligará o terminal da Libra para ordenar o trânsito naquela região", destacou.


Luiz Fernando Garcia também citou o aditamento do contrato de dragagem por mais seis meses e uma discussão com a Prefeitura de Santos para tratar da região dos armazéns 1 ao 8 do Porto.


Encerramento do Santos Export Brasil 2018


A 16ª edição do Santos Export Brasil - Fórum Internacional para a Expansão dos Portos Brasileiros, foi realizada entre 10 e 11 de setembro. O evento reuniu representantes dos setores público e privado para discutir e promover o desenvolvimento do setor portuário.


Durante o fórum, painéis abordaram a legalidade do mais recente decreto dos portos e as novas regras para o desenvolvimento do setor. A renovação das concessões ferroviárias como modal estratégico para os complexos portuários e os avanços tecnológicos para o ganho de eficiência também foram abordados.


Além disso, uma comitiva do Santos Export visitou, em outubro, portos do Sul da Espanha e África. Entre eles, Algeciras, Gibraltar e Tanger Med.


Durante a solenidade de encerramento, o diretor-presidente do Jornal A Tribuna, Marcos Clemente Santini, fez um discurso em que destacou a retomada do crescimento no setor portuário e a esperança com um novo governo.


"O ano de 2018, não foi excepcional, mas de retomada. Todas as empresas do Porto tiveram um resultado melhor do que o ano passado. A Codesp também. São 133 milhões de toneladas (movimentadas). Estamos na retomada do crescimento no Brasil e em todas as empresas do Porto. Em 2019, com um governo novo, um governo de esperança. Renova a esperança de todo mundo. Temos que deixar de ser Bolsonaro e ser Brasil. Torcer para o Bolsonaro no governo dar certo porque é o sucesso para todos nós", discursou.


Diretor-presidente do Jornal A Tribuna, Marcos Clemente Santini, fez o discurso de abertura
Diretor-presidente do Jornal A Tribuna, Marcos Clemente Santini, fez o discurso de abertura   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Frederico Bussinger, sócio-diretor da Katalysis Consultoria, fez uma apresentação sobre a evolução do Porto de Santos nos últimos 20 anos e a expectativa do setor em relação ao próximo governo, a partir de 2019.


Para ele, o novo governo é uma grande oportunidade para se mudar a forma de gestão do Porto de Santos. Na visão de Bussinger, é necessária a descentralização do processo decisório.


"Normalmente, numa eleição você 'muda o aplicativo do celular'. Mas nessa eleição, você está mudando o 'sistema operacional como um todo'. Tem muito aplicativo que não vai rodar. É uma oportunidade preciosa porque as coisas estão em aberto. Mais do que advinhar o futuro, é preciso discutir o que precisa ser feito para o porto ter um novo ciclo de desenvolvimento", ressaltou.


O consultor destacou que Jair Bolsonaro foi eleito sob uma "bandeira de luta contra corrupção, privilégio e ineficiência", e que o Porto "tem praticamente os três problemas e que isso precisa ser enfrentado". Bussinger também fez uma defesa do Conselho de Autoridade Portuária (CAP).


"Antigamente, o CAP era uma preciosidade, uma escola. Não tinha uma discussão superficial. Foi uma perda muito grande. Essa perda de poder foi parte dessa lógica centralizadora das decisões.O olho do dono engorda o gado. Se deixar com a comunidade portuária de Santos, se tiver uma Codesp qualificada na direção, o Porto de Santos vai ter um novo ciclo de desenvolvimento, com toda a certeza", finalizou.


Frederico Bussinger falou sobre a evolução do Porto nos últimos 20 anos
Frederico Bussinger falou sobre a evolução do Porto nos últimos 20 anos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

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