Chegada de cargas ao Porto de Santos será mais rápida com trecho Norte do Rodoanel

Governo de São Paulo anunciou que fará licitação da importante obra logística

Por: Fernanda Balbino  -  25/01/22  -  07:42
Obras do trecho Norte do Rodoanel foram paralisadas há alguns anos, após indícios de irregularidades
Obras do trecho Norte do Rodoanel foram paralisadas há alguns anos, após indícios de irregularidades   Foto: Carlos Nogueira/AT/Arquivo

O trajeto de regiões como o Sul de Minas Gerais em direção ao Porto de Santos poderá ser agilizado em até quatro horas a partir a construção do trecho Norte do Rodoanel. Segundo especialistas, a obra é aguardada há anos e, assim como o anel ferroviário, poderá agilizar o acesso de cargas ao cais santista. Porém, eles fazem um alerta: a nova alternativa rodoviária também pode facilitar a fuga de cargas a outros complexos portuários nacionais.


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O plano do Governo do Estado é que o Trecho Norte contribua para retirar, do Centro de São Paulo os veículos comerciais que têm como destino o Porto de Santos. Com a parte Norte, o Rodoanel interligará as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias com o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), principal acesso terrestre ao cais santista.


De acordo com o projeto original, a expectativa é de que 75 mil veículos passem por dia pelo trecho Norte. Destes, 35 mil serão só caminhões - 18 mil deixariam de entrar em São Paulo em direção a outros destinos, como o complexo santista.


No último sábado (22), o Governo do Estado anunciou o plano de retomar as obras deste trecho, paralisadas após uma série de irregularidades. Para o economista e professor universitário Helio Hallite, o lapso temporal representa uma eternidade quando é analisada a importância logística da obra, na mobilidade da produção e distribuição, entregas de exportações e importações.


“Nesses anos, dois novos grandes terminais de contêineres se instalaram, além da forte expansão do agronegócio e das operações com grandes líquidos. O mais triste é que, sendo uma obra inacabada, foi alvo de investigações de superfaturamento. Espero que a conclusão ocorra nos próximos dois anos. Na Ásia, por exemplo, esse trecho seria entregue em seis ou oito meses”, afirmou Hallite.


Segundo o especialista, com o tramo Norte, haverá uma “melhora importante na mobilidade entre o Porto e a Região do Vale do Rio Paraíba”.


Outro projeto importante de atração de cargas para o Porto de Santos é o Ferroanel. É o que aponta o engenheiro Marcos Vendramini.


“Eu acho que sempre há impacto e creio que até mais positivo, de atração de cargas, do que negativo, a fuga das mesmas. De todo modo, o impacto que um Rodoanel traz é sempre inferior ao de um Ferroanel, uma vez que as cargas rodoviárias possuem uma permeabilidade urbana e não requerem grandes infraestruturas de carga ou descarga tanto na origem como no destino”, explicou.


Segundo o especialista, as cargas transportadas através do modal ferroviário requerem infraestruturas de carga e descarga específicas, “dedicadas e de muito maior custo, representando um comprometimento comercial e logístico muito mais significativo”.


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