Capitania dos Portos realiza treinamento para Operação Verão 2019

Cerca de 200 militares e 13 embarcações serão utilizadas para garantir a segurança das praias na região

Por: Da Redação  -  20/12/18  -  17:34
  Foto: Nirley/AT

Militares da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), da Marinha do Brasil, treinaram, nesta quarta-feira (19), abordagens a embarcações de esporte e recreio na região, inclusive no canal de navegação do Porto de Santos. A medida integra os preparativos para a Operação Verão da autoridade marítima, que seguirá pelos próximos dois meses.


Cerca de 200 militares e 13 embarcações serão utilizadas pela Marinha para garantir a segurança das praias da região. Parte deste efetivo treinou, na manhã dessa quarta-feira, normas de conduta, procedimentos de abordagem e a avaliação de itens exigidos em uma embarcação, como documentação e equipamentos de segurança.


“O treinamento foi bastante produtivo, uma experiência boa de simulação de abordagens e uma forma de colocar em prática os treinamentos teóricos. Neste ano, teremos uma equipe maior e mais embarcações na água. E é importante que todos estejam treinados e de acordo com as normas da Marinha”, afirmou o capitão de mar e guerra Daniel Rosa Menezes, comandante da CPSP.


Segundo o capitão dos portos, o apoio recebido do Ministério Público Federal e da Justiça Federal ajudou na ampliação da quantidade de embarcações usadas pela autoridade marítima nesta Operação Verão. As entidades liberaram recursos, provenientes de multas aplicadas a empresas da região, para a recuperação de barcos. “Com isso, teremos uma presença mais efetiva”.


A fiscalização ocorrerá prioritariamente nas proximidades de áreas com concentração de banhistas e surfistas, e ainda nos locais onde são guardadas as embarcações – garagens náuticas, marinas e colônias de pesca.


A CPSP irá verificar o estado de conservação de iates, lanchas e outros veículos náuticos e suas lotações. O consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores (que é proibido) também terá atenção. Para isso, etilômetros (bafômetros) serão utilizados nas abordagens.


Fale com a CPSP


A Capitania disponibilizou um número e um endereço eletrônico para que a população faça denúncias ou apontamentos sobre a fiscalização náutica. Basta ligar para (13) 3221-3455 ou 56. O e-mail para contato é cpsp.faleconosco@marinha.mar.mil.


Logo A Tribuna
Newsletter