Capitania dos Portos de São Paulo terá novo comando

Após dois anos responsável pela CPSP, comandante Marcelo de Oliveira Sá deixa Autoridade Marítima

Por: Redação  -  26/01/22  -  10:17
O capitão de mar e guerra Marcelo de Oliveira Sá deixa o comando da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP)
O capitão de mar e guerra Marcelo de Oliveira Sá deixa o comando da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP)   Foto: Matheus Tagé/AT

O capitão de mar e guerra Marcelo de Oliveira Sá deixa nesta quarta-feira (26), o comando da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). A partir desta quinta (27), o cargo será ocupado pelo capitão de mar e guerra Robledo de Lemos Costa e Sá, que já foi designado ao posto e está há algumas semanas na Cidade.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A troca de comando na CPSP será realizada hoje, no dia em que é comemorado o aniversário de Santos, às 15h30. O evento será realizado na sede da Autoridade Marítima, que fica entre os armazéns 27 e 29 do Porto de Santos.


Antes de ser indicado ao posto no cais santista, o comandante Robledo foi o responsável pelo Grupamento de Patrulha Naval do Norte. O oficial permaneceu no cargo de 10 de janeiro de 2019 a 13 de janeiro do ano passado.


Depois, foi indicado para o Curso de Altos Estudos em Defesa (Caed) da Escola Superior de Guerra (ESG), em Brasília. A turma concluiu a graduação em dezembro do ano passado.


Desde que chegou a Santos, o comandante Robledo participou de diversas visitas institucionais. O oficial e o seu antecessor foram recebidos pela diretoria da Praticagem de São Paulo, e também por oficiais da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, em Guarujá.


De saída
Natural do Rio de Janeiro, o capitão de mar e guerra que deixa o comando da CPSP já serviu em sua cidade natal, Rio Grande do Sul e Brasília. O oficial conhece bem a região.


Ele atuou, entre 2014 e 2016, como delegado na Capitania dos Portos de São Sebastião, no Litoral Norte. Nesta época, o oficial ainda era capitão de fragata. Depois, assumiu o cargo de vice-diretor na CPSP.


Durante o período em que esteve em São Sebastião, o oficial priorizou o aumento da presença da Marinha no Litoral Norte, a agilização da entrega de documentos e a aquisição de novas embarcações.


O comandante Sá também buscou parcerias com entidades náuticas para ampliar capacidade de fiscalização. Tudo com o objetivo de ampliar a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar.


Em São Sebastião, o então delegado também priorizou a integração com diversas entidades ligadas ao setor portuário. Entre elas, estão o Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), sindicatos de trabalhadores, além de entidades públicas como a Polícia Federal, a Receita Federal e o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Logo A Tribuna
Newsletter