Caminhoneiros autônomos do Porto de Santos paralisam atividades em apoio à greve nacional

Categoria decidiu em assembleia que participará das manifestações de forma pacífica

Por: Matheus Müller  -  27/07/21  -  16:05
Atualizado em 27/07/21 - 20:28
 Caminhoneiros autônomos do Porto de Santos paralisam atividades em apoio à greve nacional
Caminhoneiros autônomos do Porto de Santos paralisam atividades em apoio à greve nacional   Foto: Matheus Tagé/AT

Os caminhoneiros autônomos do Porto de Santos decidiram, em assembleia, apoiar a greve nacional da categoria e paralisaram as atividades na região. O movimento, portanto, ganha corpo com a atuação de sindicatos e associações. Desde a meia noite de domingo (25), quando as manifestações começaram, alguns motoristas protestaram isoladamente na Avenida Engenheiro Augusto Barata, o Retão da Alemoa.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Entre os motivos de insatisfação dos caminhoneiros, estão as altas recentes do preço do óleo diesel e o fim da isenção de PIS/Cofins sobre o combustível. Os preços elevados dos insumos para o transporte de cargas e a falta de fiscalização do piso mínimo do frete são outras queixas.


Segundo o presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam), Luciano Santos, as manifestações serão pacíficas e sem bloqueios nas estradas. Hoje, a categoria segue em atos no Retão da Alemoa.


“O intuito não é parar a rodovia. Queremos chamar atenção e ser escutados”, diz ele, que afirma estar em contato com deputados e a federação que representa os trabalhadores da classe. O sindicalista conta que participaram da assembleia entre 80 e 90 caminhoneiros, ela foi realizada na sede do Sindicam, ontem, ao meio-dia.



A Autoridade Portuária de Santos (APS) informa, em nota, que não há interdição no acesso e saída de caminhões no Porto de Santos. A afirmação, de acordo com a entidade, é endossada pela Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos) do Estado de São Paulo e o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp).


"Na margem direita (Santos), cerca de 30 manifestantes continuam no canteiro central da Avenida Augusto Barata (Alemoa), sem interdição do tráfego (informou ao final da tarde). Por precaução, a Cesportos elevou para II o nível de segurança das vias públicas e vias de acesso do Porto de Santos. Caso seja necessário, a Cesportos providenciará a escolta de caminhoneiros", diz a APS.


A Autoridade Portuária reforça que "atua para garantir o pleno funcionamento do Porto de Santos" e conta ter "obtido na Justiça Federal de Santos um Interdito Proibitório, medida que garante o livre acesso ao Porto e terminais sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 100 mil para quem descumprir a decisão judicial", finaliza a nota.


Logo A Tribuna
Newsletter