CAE aprova projeto sobre modelo de exploração privada em construção de ferrovia

Texto abre possibilidade do investidor particular ser autorizado pelo poder público a construir e operar sua própria ferrovia

Por: Do Estadão Conteúdo  -  11/12/18  -  18:12
Proposta segue agora para a Comissão de Serviços de Infraestrutura (Foto: Divulgação)
Proposta segue agora para a Comissão de Serviços de Infraestrutura (Foto: Divulgação)   Foto: Divulgação

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (11) um projeto que abre a possibilidade do investidor particular ser autorizado pelo poder público a construir e operar sua própria ferrovia, para investir onde for "oportuno e conveniente". Proposta segue agora para a Comissão de Serviços de Infraestrutura e, depois, para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será votada em decisão terminativa.


O texto, do senador José Serra (PSDB-SP), garante a exploração indireta, pela União, do transporte ferroviário em infraestruturas de propriedade privada entre portos e fronteiras nacional; que transponham os limites de estado; ou que se conectem às ferrovias federais. "Não estamos reinventando a roda, apenas aproveitamos o que há de mais bem-sucedido, seja na legislação nacional em outras áreas de infraestrutura, seja na experiência ferroviária de outros países que conseguem atrair investimentos privados para o setor", afirmou o senador tucano.


Segundo o senador, no âmbito dos trens de passageiros, por exemplo, existe o mito de que eles são sempre antieconômicos, precisando ser subsidiados por pesadas contribuições estatais.


Na avaliação dele, a experiência japonesa e a norte-americana mostram que a exploração imobiliária do entorno das estações permite serviços de transporte de passageiros integralmente privados.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter