Baixada Santista espera que suspensão da temporada de cruzeiros seja revista pela Anvisa

Agência mantém posicionamento contrário e desaconselha início em novembro; seis navios estão previstos para Santos

Por: Redação  -  11/09/21  -  08:00
Atualizado em 11/09/21 - 12:18
 O Concais aguarda seis navios para a temporada 2021/2022 com partida de Santos, cujo início está marcado para 5 de novembro
O Concais aguarda seis navios para a temporada 2021/2022 com partida de Santos, cujo início está marcado para 5 de novembro   Foto: Rogério Soares/A Tribuna

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou nesta sexta (10) que mantém o posicionamento de suspender a temporada de cruzeiros marítimos no Brasil. Na Baixada Santista, o setor espera que a decisão seja revista, para que a temporada tenha início como previsto, em novembro.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em nota enviada para A Tribuna, a Anvisa diz que “as evidências de caráter sanitário e epidemiológico nos planos nacional e internacional sustentam as manifestações técnicas (já divulgadas anteriormente)”.


A agência esclarece, em nota, que a lei 13.979/20, que dispõe sobre as ações para enfrentamento da pandemia, prevê que as restrições em rodovias, portos ou aeroportos são de competência dos ministros da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura, e que a Anvisa atua como uma assessoria técnica.


Previsão
Seis navios, da MSC e Costa Cruzeiros, estão previstos para atracar no Porto na temporada 2021/2022, com início em 5 de novembro. As empresas já planejam protocolos de segurança nas embarcações e esperam uma reavaliação da Anvisa.


A MSC Cruzeiros afirma que já conta com dez navios em operação ao redor do mundo. “Já recebemos dezenas de milhares de hóspedes a bordo da nossa frota na Europa, no Oriente Médio, Estados Unidos e no Caribe, com a aprovação das autoridades competentes”. A armadora aponta que segue um “robusto protocolo de saúde e segurança”.


Ele inclui testes de covid-19 para todos os hóspedes antes do embarque, monitoramento contínuo incluindo testes na metade do cruzeiro, triagem da saúde da tripulação, com pelo menos três testes realizados na tripulação antes da partida. Uma vez a bordo, os marítimos são testados semanalmente e a armadora também destaca que prevê visitas protegidas em terra, seguindo os mesmos padrões, além da higienização do navio, distanciamento social e uso de máscaras em áreas públicas.


“Nós permanecemos em contato contínuo com as autoridades dos países onde tradicionalmente operamos, incluindo o Brasil, para a análise e definição do protocolo de saúde e segurança para a retomada dos cruzeiros”, destacou.


Adaptação
Já a Costa Cruzeiros informa que seguirá os protocolos a serem estabelecidos pelas autoridades, mas, para os navios que já estão navegando no Mediterrâneo, foram adotados protocolos que poderão ser adaptados à temporada na América do Sul.


No momento do embarque, os horários são dispostos aos hóspedes de forma escalonada, para facilitar o cumprimento das regras de distanciamento. Antes do embarque, cada pessoa passa por um rápido exame médico, que consiste em controle de temperatura corporal e teste diagnóstico PCR-RT para covid-19.


A áreas comuns dos navios, como piscinas, cassinos, spas, restaurantes e academias terão sinalização nas entradas de todas as áreas de alto tráfego, além de álcool gel, imposição do uso obrigatório de máscara, número limitado de pessoas e equipe de bordo encarregada de supervisionar contínua o cumprimento das regras.


A Costa prevê a instalação de desinfecção com nebulizadores que eliminam vírus, sistemas de ventilação integrados que oferecem filtragem do ar fresco externo, minimizando a circulação do ar interno. Também prevê intensificar a higienização de áreas comuns.


Todos os membros da tripulação serão submetidos a verificações diárias de temperatura e saúde corporal e constantemente monitorados. Em todos os navios, há um centro médico, composto por médicos profissionais e equipe de saúde.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter