Ele é voltado à movimentação e à armazenagem de granéis sólidos minerais, especialmente adubos (fertilizantes) e sulfatos, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ).
Enquanto o Governo Federal entende que essa iniciativa é fundamental para a economia brasileira, especialistas e operadores portuários apontam que esse empreendimento pode trazer riscos à saúde da população de Santos, bem como à atividade de cruzeiros.
A movimentação total atingirá 89,8 milhões de toneladas. De acordo com o PDZ, a ampla oferta de infraestrutura ferroviária naquele entorno favorece a criação de um cluster de granéis sólidos no local.
Polêmica
Contudo, a instalação desse novo terminal na região de Outeirinhos tem encontrado resistência de alguns setores, pois há o temor de que as atrações de navios de cruzeiros sejam inviabilizadas. O Ministério da Infraestrutura rechaça essa hipótese.
Em dezembro do ano passado, a Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Santos promoveu uma audiência pública para discutir os impactos do novo empreendimento, e especialistas apontaram os riscos da movimentação de um grande volume de fertilizantes em uma região de grande concentração populacional, devido ao risco de explosões.
Como participar
A audiência pública sobre o STS53 será transmitida nos canais do YouTube da Antaq e da Santos Port Authority (SPA). O prazo para enviar contribuições e sugestões ao processo de arrendamento do terminal foi prorrogado oito vezes pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Inicialmente, o prazo da consulta pública sobre o processo de arrendamento se esgotaria em outubro do ano passado. Desde então, ele é estendido por períodos que variam de 15 a 60 dias pelo órgão federal.