Após ameaça de bloqueio no Porto, caminhoneiros decidem fazer carreata até a prefeitura

Motivo seria desapropriação de terreno no Bom Retiro, que servia como estacionamento. Veículos sairão do local e seguirão em direção à administração municipal a partir das 6h desta quarta (20)

Por: Cássio Lyra & De A Tribuna On-line &  -  19/02/19  -  23:10
Pátio onde caminhoneiros se concentravam foi desapropriado pela Prefeitura de Santos
Pátio onde caminhoneiros se concentravam foi desapropriado pela Prefeitura de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

Após um vídeo divulgado nas redes sociais alertar que um grupo de caminhoneiros iria bloquear a entrada do Porto de Santos, na região da Alemoa, por conta do descontentamento pela desapropriação de um terreno usado como estacionamento para caminhões no bairro Bom Retiro, o Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam) confirmou que será realizada uma carreata nesta quarta-feira (20), a partir das 6h, que terá como destino a Prefeitura de Santos, no Centro.


Alexsandro Viviani, presidente do Sindicam, disse que a ideia é fazer uma manifestação diferente da planejada inicialmente, na qual a categoria bloquearia a entrada do Porto, no viaduto da Alemoa. O sindicato não está à frente do protesto, mas foi informado sobre a intenção dos caminhoneiros.


"Os caminhões vão sair do terreno entre 6h e 6h30, percorrer a cidade e parar em frente à prefeitura. Decidimos não atrapalhar o trabalho dos caminhoneiros que acessam o Porto. Optamos pela carreata para acionar diretamente a prefeitura", explicou Viviani.


O presidente do Sindicam ainda afirmou que a categoria procurou a Prefeitura de Santos na tarde desta terça-feira (19), mas não obteve resposta.


Em nota, a prefeitura informa que, na manhã desta terça-feira, aconteceu uma reunião na Secretaria Municipal de Assuntos Portuários, Indústria e Comércio com os dirigentes caminhoneiros do Sindicam, onde foi colocada a necessidade do cumprimento judicial. Também ressalta que os caminhoneiros já declararam, por meio das redes sociais, que não haverá bloqueio na entrada da cidade.


Ferramenta está disponível no site da Administração Municipal
Ferramenta está disponível no site da Administração Municipal   Foto: Luigi Bongiovanni/A Tribuna/Arquivo

Terreno


O espaço que servia como estacionamento fica localizado entre o Morro Ilhéu Alto e o Rio São Jorge. Segundo a administração municipal, na última segunda-feira (18), foi feita a desapropriação de parte do terreno que era área alodial que pertencia à empresa Repcon, e solicitado o restante à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), porque era área de Marinha. 


O terreno será utilizado para a construção da ponte de ligação entre os bairros Bom Retiro e São Manoel, que também ligará a Zona Noroeste à Via Anchieta. O local será utilizado, também, como pátio de vigas, durante as obras, o que, segundo a prefeitura, justifica a necessidade da desapropriação imediata. A outra parte do terreno será usada futuramente pela Cohab para a construção do conjunto habitacional denominado Prainha 2.


'Problema histórico'


Em nota, a Prefeitura de Santos informou que, em junho de 2018, durante uma reunião conjunta que contou com diversas secretarias da prefeitura e os caminhoneiros, foi encaminhada negociação para que os motoristas deixassem o terreno em dezembro, o que não ocorreu e gerou a ação de reintegração de posse.


A administração municipal classificou a falta de vagas como um "problema histórico". "Desde o início da atual gestão, a prefeitura tenta liberação, via SPU, de uma grande área em frente ao Terminal BTP. O Governo Federal se comprometeu a liberar a área para a Codesp, mas a empresa não iniciou as intervenções necessárias para que o local se torne um pátio de estacionamento de caminhões", esclarece a prefeitura.  


Ainda de acordo com a administração, em 13 de fevereiro, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) esteve reunido com o ministro da Infraestrutura e, entre outros itens da pauta, foi requerido o estudo urgente de um pátio estruturado para estacionamento de caminhões no porto.


Por fim, o Poder Público Municipal destaca que está empenhado na solução do problema.


Logo A Tribuna
Newsletter