Após 40 anos, Piauí quer retomar construção de seu primeiro porto

Em reunião com empresários, governador Wellington Dias apresentou projeto para o Terminal Marítimo Luís Correia

Por: De Atribuna On-line  -  14/02/19  -  00:27

O governador do Piauí, Wellington Dias, apresentou a empresários o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção do Porto de Luís Correia, localizado entre os complexos marítimos de Itaqui, no Maranhão, e Pecém, no Ceará. A proposta foi exposta durante reunião na última terça-feira (12). Caso o plano estadual dê certo, este será o primeiro porto do Piauí.  


A tentativa de construção do complexo marítimo completa mais de 40 anos sem sucesso, pois as obras foram interrompidas diversas vezes e, atualmente, está suspensa por irregularidades apontadas pelo Ministério Público. 


Segundo a superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura, que também estava presente no encontro, estudos técnicos apontam a viabilidade do projeto. “Os estudos apresentaram viabilidade em relação à movimentação de navios com calados de até 12 metros, que era o grande desafio desse porto e, mais do que isso, a viabilidade econômica. Os resultados dos estudos são necessários para que possamos atrair o mercado privado”.


Para o governador, a construção de um porto de médio porte cria um espaço de negócios e pode gerar receitas para o estado. “O Piauí tem um potencial de exportação muito grande, principalmente no turismo para atracação de navios e na área da pesca”, complementa.


Logo A Tribuna
Newsletter