Aplicativo para comunicar ocorrências nos portos de Santos e São Sebastião inicia operação

Voltado à segurança, ferramenta foi criada para conectar terminais e autoridades

Por: Bárbara Farias  -  04/02/23  -  10:01
Objetivo é tornar a comunicação de ocorrências mais eficiente e coibir informações falsas
Objetivo é tornar a comunicação de ocorrências mais eficiente e coibir informações falsas   Foto: Divulgação/Antaq

Os portos de Santos e São Sebastião passaram a contar nesta semana com um novo aplicativo para agilizar a comunicação de ocorrências entre terminais e autoridades. A ferramenta, que é voltada à segurança portuária, foi desenvolvida por uma startup de Santos e implantada sob a coordenação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes do Complexo Portuário de Santos e São Sebastião (Cepai/SP).


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A plataforma entrou em operação na última segunda-feira (30), após a conclusão da fase de testes. Segundo o gerente substituto do Posto Avançado de Santos da Antaq, Daniel Santos, na fase de testes foi possível avaliar a eficiência do aplicativo.


“Os terminais simularam 16 ocorrências em duas horas e o aplicativo funcionou muito bem. O objetivo desse sistema é comunicar as ocorrências de forma eficiente, evitando falsas comunicações”, afirma Santos, explicando que o aplicativo auxilia os órgãos competentes no atendimento às ocorrências, com informações precisas.


Segundo o chefe regional da Antaq, funcionários de terminais privados e de operadores instalados no cais público foram cadastrados no sistema e estão aptos a registrar as ocorrências que surgirem. “Serão registrados desde um pequeno acidente, como o tombamento de uma empilhadeira ou um incêndio, a ocorrências de grandes proporções, como as da Localfrio, Ultracargo etc.”.


O representante regional da agência explica que o sistema permite a inserção de todos os dados da ocorrência como, por exemplo, local, horário, extensão do incidente e fotos. Perguntado sobre o valor do investimento, Santos afirma que o aplicativo foi gerado a custo zero para o Poder Público e os terminais privados. “A ferramenta foi desenvolvida e doada por uma empresa de tecnologia de Santos”, comenta.


Em nota, a Santos Port Authority (SPA), complementa que “a ferramenta promove a comunicação de incidentes em tempo real, tanto para as autoridades competentes, quanto para as empresas arrendatárias. A partir desta comunicação as autoridades poderão atuar em suas respectivas áreas. O aplicativo visa também combater falsos alarmes que obrigam a atuação em caráter emergencial de diversas equipes de combate à acidentes, desperdiçando tempo e recursos”.


Procurada, a Companhia Docas de São Sebastião informa, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que “o aplicativo contribuirá para a comunicação entre os setores, de forma a acelerar as ações conjuntas e facilitar os processos”.


O presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Bayard Umbuzeiro Filho, tem boas perspectivas sobre a eficácia do sistema. “Certamente, esse aplicativo da Antaq vai melhorar a comunicação de ocorrências entre a comunidade portuária, sobretudo entre os agentes de segurança, possibilitando o intercâmbio de informações tempestivas e fidedignas, melhorando e agilizando a atuação desses portos”, afirmou.


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