Antaq prepara acordo com ANTT sobre 'ferradura' da Serra do Mar ao Porto de Santos

Trecho ferroviário é estratégico para o cais santista

Por: Sandro Thadeu  -  08/10/21  -  12:15
 Diretor-geral da Antaq analisou as recentes ações da agência reguladora voltadas ao Porto de Santos
Diretor-geral da Antaq analisou as recentes ações da agência reguladora voltadas ao Porto de Santos   Foto: Matheus Tagé/AT

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, afirmou, nesta quinta-feira (7), que um acordo de cooperação está bem encaminhado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) relacionado à chamada Ferradura, que são as linhas ferroviárias que vão do sopé da Serra do Mar até as duas margens do Porto de Santos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Trata-se de um trecho estratégico para os setores ferroviários e portuários, pois é o caminho necessário para a maior parte das cargas de importação e exportação. Atualmente, essas linhas precisam receber investimentos, de modo a suportar o crescimento da movimentação de cargas ferroviárias previsto para o Porto nas próximas décadas.


“É inadmissível que tenhamos esse gargalo no acesso ao Porto de Santos, que precisa ser contornado urgentemente”, afirmou o representante da agência reguladora nessa quinta-feira (7), durante sua participação na primeira edição da Confraria do Porto, promovida pelo Grupo Tribuna.


Essa iniciativa reúne um grupo seleto de executivos do setor para debater assuntos importantes do mercado. A atividade, realizada na noite desta quinta (7), no auditório do Grupo Tribuna, foi acompanhada pelo diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, e pelo diretor comercial, Demetrio Amono.


O representante da Antaq também destacou a necessidade da pera ferroviária, na região de Outeirinhos, no Porto de Santos. Essa obra, que é um pátio em formato circular que possibilitará o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem, tem o objetivo de melhorar a logística na área do cais santista.


Nery citou ainda a concessão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) – programada para o ano que vem –, que deverá impulsionar investimentos da ordem de R$ 1,8 bilhão na malha ferroviária portuária.


Com a experiência de ter trabalhado por 20 anos como servidor no Tribunal de Contas da União (TCU), Nery explicou que acompanhou grandes projetos de infraestrutura do País e que houve importantes avanços nos últimos anos. “O nosso país está se preparando para ser cada vez essa potência, seja pelos investimentos que estão sendo feitos na malha ferroviária, seja por meio dos leilões de arrendamento”, afirmou.


O diretor-geral da Antaq apontou também a importância da relação Porto-Cidade. “A população vai perceber cada vez mais a importância desse setor para o Município no que diz respeito à geração de empregos. É importante que as autoridades públicas estejam engajadas para fomentar essa interação”, afirmou.


Ele citou a importância de fortalecer os conselhos de Autoridade Portuária (CAPs) para sinalizar melhorias e apontar sugestões, mas entende que eles devem manter a função consultiva. “Meu receio é que haja mais um ator com poder decisório e de, em vez de trazer sinergia, gerar algum tipo de entrave”, justificou.


Troca de ideias
O diretor comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono, já adiantou que os encontros da Confraria do Porto serão realizados sempre na sede da empresa e que o próximo ocorrerá no início de dezembro. “Estamos buscando aproximar os executivos e proporcionar, para esse grupo, experiências exclusivas em um ambiente mais informal, para a troca de experiências técnicas”, disse.


O apresentador do Grupo Tribuna Maxwell Rodrigues destacou que essas reuniões têm um caráter estratégico, pois ajudarão a pautar as ações governamentais e os temas essenciais à comunidade.


“Nós precisamos ter ambientes para as pessoas questionarem e debaterem todos os assuntos que impactam diretamente na nossa região e no desenvolvimento local e do País”, justificou o apresentador.


O projeto Confraria do Porto tem como madrinha a deputada federal Rosana Valle (PSB-SP), que destacou a necessidade de união dos vários atores da sociedade para viabilizar o crescimento e uma maior eficiência do Porto de Santos. “Estou sempre envolvida nestes assuntos, porque sei que um Porto forte vai fortalecer o nosso País e a nossa região”, destacou.


Logo A Tribuna
Newsletter