O edital do túnel submerso Santos-Guarujá será lançado no segundo semestre de 2024, com início das obras previsto para o final do mesmo ano. O cronograma foi anunciado pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, em entrevista coletiva realizada na sede administrativa do Porto de Santos, nesta sexta-feira (17). Na ocasião, Pomini apresentou um balanço dos seis meses de gestão e as demais obras de infraestrutura que serão encaminhadas a partir do ano que vem.
“Estamos ajustando a participação e a competência de cada órgão (nas esferas municipal, estadual e federal). Nós estivemos reunidos recentemente com representantes do Governo do Estado para que a gente avance. Mas a linha do tempo é: publicação do edital do túnel no segundo semestre do próximo ano e início das obras no final de 2024”, afirmou o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.
Pomini declarou que, “a partir de janeiro, o Porto de Santos se tornará um canteiro de obras” estruturantes. Entre os empreendimentos elencados, além do túnel, estão a dragagem do canal para 16 metros e dos berços dos armazéns 12A ao 23; a reforma do cais da Ilha Barnabé; a conclusão da remodelação da Avenida Perimetral da Margem Direita, no trecho da Avenida Engenheiro Augusto Barata, conhecido como Retão da Alemoa; a construção da fase dois da Avenida Perimetral da Margem Esquerda, em Guarujá; e a implementação do sistema de monitoramento e controle de navegação, o VTMIS.
“O nosso planejamento terá início efetivo para a organização e gestão dessas obras a partir de janeiro do próximo ano. Então, 2024 será o ano mais importante para infraestrutura do Porto de Santos. Nós temos um investimento de R$ 7 bilhões e esse orçamento será distribuído entre essas principais obras”, disse o presidente da APS.