Ações tentam inibir saques a trens em direção ao Porto de Santos

Rede criminosa vandaliza vagões e furta alimentos e combustível

Por: Estadão Conteúdo  -  12/02/23  -  13:23
Atualizado em 12/02/23 - 13:30
Ações tentam inibir saques a trens em direção ao Porto de Santos
Ações tentam inibir saques a trens em direção ao Porto de Santos   Foto: Reprodução

Trens de empresas ferroviárias que transportam cargas para o Porto de Santos estão sob ataque de uma rede criminosa que saqueia vagões e comete vandalismo. Os alvos principais são vagões com soja, açúcar, carne e combustível. Só no ano passado, ao menos 110 ocorrências do tipo foram registradas em delegacias da Polícia Civil na Baixada Santista.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Os sucessivos ataques levaram a Polícia Militar a desencadear, em 20 de janeiro, uma operação especial contra saques a trens. Ao menos 22 suspeitos foram presos.


Conforme a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), a ação de criminosos especializados em roubo de cargas põe em risco a segurança da população e causa prejuízos à economia do País.


Em 25 de janeiro, dois seguranças da ferrovia — um guarda civil municipal e um policial militar aposentado — foram mortos a tiros quando tentavam impedir o saque de uma composição, na Vila Esperança, em Cubatão. Três suspeitos foram presos. A morte dos agentes é investigada, pois ocorreu durante um tiroteio em que policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE) também tentavam impedir o ataque aos vagões.


No dia 22 de janeiro, uma composição que levava açúcar a granel para o Porto de Santos foi atacada na Área Continental de São Vicente. Os saqueadores obstruíram a linha, obrigando o trem a parar, e abriram seis vagões. A carga se espalhou pelos trilhos, atingindo também uma via vicinal à Rodovia Padre Manuel da Nóbrega (SP-55). Demorou cinco dias para retirar o produto do local.


No dia 24, câmeras de monitoramento flagraram dois homens sobre um trem, saqueando a carga, em Cubatão. Um terceiro suspeito se desequilibrou ao tentar subir no vagão em movimento, caiu e quase foi atropelado. Os outros homens conseguiram retirar sacos de produtos do vagão e jogar ao lado da linha férrea.


No último dia 30, outro trem foi alvo de criminosos na passagem por São Vicente. Os bandidos abriram os vagões de soja e toneladas do produto vazaram sobre os trilhos. A composição foi obrigada a parar devido ao derramamento da carga.


Em outubro passado, em Cubatão, uma multidão saqueou um vagão- contêiner que levava uma carga de carne bovina para o Porto de Santos. O teto do vagão foi cortado pelos saqueadores para a retirada das caixas com peças de carne. O produto procedia de um frigorífico de Rondonópolis (MT) e seria embarcado em um navio no Porto de Santos. A multidão se dispersou com a chegada da polícia.


Prisões e recuperações de carga

A PM tenta fechar o cerco contra os criminosos. Em 26 de janeiro, na Vila Esperança, em Cubatão, dez membros de uma quadrilha de ataques a trens foram presos. Com eles, a PM apreendeu 129 sacas de soja furtadas de vagões.


Em 1º de fevereiro, um homem foi preso com sete sacas de açúcar em seu carro, também em Cubatão.


A Rumo informou, em nota, que os sucessivos ataques prejudicam a operação ferroviária, a segurança da comunidade no entorno da ferrovia e a economia brasileira.


A MRS Logística, que teve vagões incendiados, declarou que, apesar de as ocorrências serem pontuais em sua malha ferroviária, “diante dos impactos para a logística nacional, acreditamos que as autoridades competentes continuarão atuando para a solução do problema”.


A VLI disse que monitora seus ativos para assegurar que as cargas transportadas cheguem a seus destinos sem alteração.


O Comando do 21º Batalhão de Polícia Militar, em Guarujá, informou que, até dia 26, realiza operação para proteção dos trens de carga que se destinam ao Porto de Santos.


A Polícia Civil informou investigar os furtos e roubos de cargas dos vagões, com recuperação parcial das mercadorias.


Logo A Tribuna
Newsletter