A três semanas do início da temporada de cruzeiros em Santos, Anvisa pede plano à Prefeitura

Agência solicitou medidas que garantam segurança dos passageiros e tripulantes de navios contra a covid-19

Por: Bruno Almeida  -  15/10/21  -  11:11
 Prefeitura santista confirmou que formulará e divulgará suas próprias diretrizes nas próximas semanas
Prefeitura santista confirmou que formulará e divulgará suas próprias diretrizes nas próximas semanas   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu à Prefeitura de Santos e às administrações municipais das demais cidades brasileiras que receberão cruzeiros marítimos a elaboração de planos com protocolos sanitários que garantam a segurança de passageiros e turistas contra a covid-19. Em contato com A Tribuna, a Prefeitura santista confirmou que formulará e divulgará suas próprias diretrizes nas próximas semanas.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Uma portaria publicada no início de outubro pela Casa Civil da Presidência da República e os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Saúde e da Infraestrutura prevê a liberação dos cruzeiros no País em 1º de novembro, após um ano e meio de suspensão devido à pandemia. No Porto de Santos, a primeira viagem ocorrerá em 5 de novembro.


No mesmo documento, as pastas deixam claro que o Ministério da Saúde deverá divulgar diretrizes e as prefeituras precisarão elaborar um plano de operacionalização.


"A operação de embarcações com transporte de passageiros, nos portos nacionais, fica condicionada à edição de um plano de operacionalização no âmbito do Município e do Estado, que estabeleça as condições para assistência em saúde dos passageiros desembarcados em seus territórios e para execução local da vigilância epidemiológica ativa", diz o texto.


Além disso, em nota divulgada nesta quinta-feira (14), a Anvisa esclareceu que a vacinação completa dos passageiros é parte central para as autorizações, "assim como a necessidade de teste para covid-19 antes do embarque e de testagens periódicas, a bordo, para o monitoramento dos passageiros".


Representantes da agência se reuniram, na quarta-feira (13), com lideranças de associações e de empresas que operam os cruzeiros marítimos no País. A pauta incluiu as medidas para garantir uma temporada segura.


Em resposta enviada para A Tribuna, a Prefeitura de Santos confirmou a participação no encontro virtual promovido pela Anvisa na quarta-feira e disse aguardar detalhes da agência sobre a elaboração do protocolo geral a ser seguido pelos municípios.


Um novo encontro está marcado para a próxima segunda-feira (18) e, segundo a Prefeitura, Santos divulgará o seu protocolo sanitário após a nova manifestação da Anvisa, considerando as peculiaridades da Cidade.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter