1º Encontro Porto & Mar 2023 discute os rumos do Porto de Santos na terça-feira, no Grupo Tribuna

O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, confirmou presença no evento

Por: Bárbara Farias  -  13/04/23  -  08:05
Os rumos do Porto de Santos, o principal ativo de comércio exterior do País, serão discutidos no 1º Encontro Porto & Mar 2023
Os rumos do Porto de Santos, o principal ativo de comércio exterior do País, serão discutidos no 1º Encontro Porto & Mar 2023   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Os rumos do Porto de Santos, o principal ativo de comércio exterior do País, serão discutidos no 1º Encontro Porto & Mar 2023, marcado para a próxima terça-feira, a partir das 14 horas, no auditório do Grupo Tribuna, em Santos. Entre as presenças confirmadas, estão dois nomes do Ministério de Portos e Aeroportos: o secretário-executivo de Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão, e o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Gusmão e Pierdomenico farão a abertura do evento e, logo em seguida, participarão de um debate sobre os assuntos que englobam, principalmente, a gestão da Autoridade Portuária, os investimentos em infraestrutura de acesso e mobilidade, entre outros temas considerados relevantes no dia a dia do maior porto da América Latina.


Segundo o diretor comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono, o debate marcado para a próxima semana "tem a importância de ser o primeiro 1º Encontro Porto & Mar relevante desde a mudança de governo”, que resultou na criação do Ministério de Portos e Aeroportos, sob comando do ministro Márcio França desde janeiro.


Programação


Na próxima terça-feira, logo após a abertura, às 14h15, o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, dará as boas-vindas aos convidados. Em seguida, às 15 horas, será iniciada a mesa de debate com o tema Uma Rota no Horizonte, que terá a mediação de Maxwell Rodrigues, apresentador do programa Porto 360°, na TV Tribuna.


“Estamos trazendo à luz a nova rota do Porto de Santos diante do novo cenário político do País. Temos à frente da gestão dos portos do Brasil e, possivelmente, em Santos, também pessoas da região e que entendem dos nossos problemas. É uma oportunidade única de fazermos em quatro anos o que muitos não conseguiram fazer em 20 anos”, afirmou Maxwell.


Entre os principais assuntos em pauta, estão infraestrutura de acesso, mobilidade, serviços da Autoridade Portuária, integração de modais, aplicação de tecnologia, mão de obra, um novo acesso conectando a Grande São Paulo ao Porto de Santos e os avanços necessários aos modais rodoviário, ferroviário e aquaviário.


Além de Gusmão e Pierdomenico, outros debatedores convidados são o vice-presidente da Rumo Logística, Guilherme Penin; o CEO da Brasil Terminal Portuário, Ricardo Arten; o gerente geral de Logística da Eldorado Celulose, Flávio da Rocha; o presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Mauro Sammarco; o secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi; o diretor de tecnologia da T2S, Ricardo Pupo; o diretor-presidente da Ecorodovias, Rui Klein, e o diretor-presidente do Porto de Suape (PE), Marcio Guiot.


Logo A Tribuna
Newsletter