Turista é diagnosticada com vírus Influenza após desembarcar de cruzeiro, em Santos

Caso foi confirmado nesta sexta-feira (7) pela Prefeitura; outro passageiro está sob suspeita

Por: De A Tribuna On-line  -  07/12/18  -  15:35
Atualizado em 07/12/18 - 15:37
  Foto: Divulgação/Celebrity Cruises

A Prefeitura de Santos confirmou, no início da tarde desta sexta-feira (7), que uma passageira de 76 anos que desembarcou de um cruzeiro, no Porto de Santos, foi diagnosticada com vírus Influenza. Outros dois passageiros também passaram por atendimento médico, sendo que um está internado e outro em monitoramento.


Inicialmente, a Administração Municipal havia confirmado que o caso seria de gripe suína, na noite de quinta-feira (6), após desembarcar do MSC Seaview.Entretanto, a Secretaria de Saúde voltou atrás e descartou a confirmação da doença.


Segundo informações divulgadas no início da tarde desta sexta, os três estavam, na verdade, no navio Celebrity Eclipse, que passou pelo Porto. Uma norte-americana, de 76 anos, foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento Central (UPA) da Cidade e, depois, encaminhada para o Hospital Emílio Ribas, em Guarujá, referência na região em quadros do tipo.


Ela segue internada no setor de isolamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado estável, e teve confirmado o diagnóstico de vírus Influenza. Ainda não há a confirmação de qual o subtipo da doença.


A segunda passageira, também norte-americana, de 79 anos, dividia cabine com a primeira turista. Ela também foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e foi liberada por não apresentar sintomas. Ela segue sendo tratada preventivamente.


Um terceiro passageiro, de 64 anos, do mesmo navio, está internado no setor de isolamento da Santa Casa de Santos. Ele apresenta sintomas do vírus Influenza, e por enquanto, também realiza exames para confirmar ou descartar a doença.


  Foto: Divulgação/Governo do Estado

A doença


A exemplo da gripe humana, a gripe A (vírus H1N1) tem sintomas como febre repentina, cansaço, dores no corpo e na garganta e dificuldades respiratórias.


Em 2009, houve um surto global da doença. Apenas em Santos, nove pessoas morreram naquele ano.


Entre as medidas preventivas do H1N1, estão evitar contato próximo com pessoas infectadas, lavar as mãos regularmente e evitar o contato delas com olhos, nariz e boca após tocar em superfícies, evitar ambientes fechados, não compartilhar utensílios de uso pessoal e usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar.


Logo A Tribuna
Newsletter