Tripulantes doentes desembarcados no Porto deverão ser atendidos em hospitais da Capital

Medida visa evitar sobrecarga de unidades de saúde da cidade e exclui apenas marítimos em estado grave

Por: Fernanda Balbino  -  08/04/20  -  22:50
Navio permanece em quarentena e, após a conclusão dos serviços previstos, voltará a atracar no Porto
Navio permanece em quarentena e, após a conclusão dos serviços previstos, voltará a atracar no Porto   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Tripulantes de navios atracados no Porto de Santos serão atendidos em hospitais da Capital. A medida vale para os marítimos que apresentarem sintomas de coronavírus e para os que estiverem com outras doenças. O objetivo é não sobrecarregar unidades de saúde da cidade. 


No entanto, tripulantes com risco de morte deverão ser atendidos em Santos. A decisão foi anunciada pela Autoridade Portuária de Santos, novo nome da Companhia Docas do Estado de São Paulo, a Codesp. 


Atualmente, dez tripulantes do navio Costa Fascinosa estão internados em hospital privado de Santos. Destes, sete apresentaram exame positivo para Covid-19. Os demais casos seguem em investigação. Há, ainda, 43 pessoas doentes a bordo. 


Além do Costa Fascinosa, que segue em quarentena, outros quatro navios estão na cidade. São eles o Scenic Eclipse, o MSC Seaview, o MSC Musica e o MSC Poesia. Nestes casos, não há registro de tripulantes doentes.  


De acordo com a Prefeitura de Santos, a decisão da Autoridade Portuária vai ao encontro da liminar concedida pela Justiça Federal à administração municipal no último dia 29. Na ocasião, foi determinando que tripulantes que necessitem de assistência médica sejam encaminhados preferencialmente a hospitais de referência da capital ou outro local habilitado, com exceção para casos de urgência.


Logo A Tribuna
Newsletter