Tripulantes do navio Costa Fascinosa devem desembarcar nesta terça-feira em Santos

Cerca de 230 tripulantes retornarão a seus países de origem após o fim da quarentena pelos casos de Covid-19 na embarcação

Por: Fernanda Balbino  -  28/04/20  -  00:43
Navio teve 30 casos confirmados de coronavírus, com três mortes de tripulantes
Navio teve 30 casos confirmados de coronavírus, com três mortes de tripulantes   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Cerca de 230 tripulantes do navio Costa Fascinosa devem desembarcar, nesta terça-feira (28), no Porto de Santos. Eles retornarão aos países de origem, após o fim da quarentena causada pelos casos de Covid-19 na embarcação de cruzeiros.


Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os tripulantes poderão ser novamente avaliados clinicamente antes do desembarque. Os marítimos deverão seguir direto do Porto de Santos para o aeroporto, na Capital.


O cronograma dos desembarques depende da logística da empresa marítima que é responsável pelo agendamento ou fretamento de voos para o retorno dos tripulantes.


No total, foram confirmados 30 casos de Covid-19 no Costa Fascinosa. Desses, 20 marítimos foram diagnosticados por meio de testes rápidos. Já outros dez foram desembarcados para atendimento hospitalar.


Três tripulantes morreram, entre eles o médico da embarcação, um italiano de 70 anos. Outros dois homens, um de 42 e um de 44 anos, também faleceram após internação. A última morte foi registrada na sexta-feira.


Por uma decisão judicial, apenas tripulantes com risco de morte serão atendidos em hospitais da cidade. A medida visa não sobrecarregar a rede municipal. Outros marítimos que precisarem ser desembarcados para tratar dos sintomas da Covid-19 deverão ser encaminhados a unidades de saúde da capital.


A embarcação de cruzeiros chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março. Até agora, 75 marítimos brasileiros que não apresentaram sintomas da doença foram desembarcados. O mesmo aconteceu com 227 filipinos. Ainda há 452 pessoas a bordo do navio.


Costa Cruzeiros


Procurada, a Costa Cruzeiros informou que o programa de desembarque do navio Costa Fascinosa está sendo definido de acordo com as autoridades de saúde locais envolvidas e com os canais diplomáticos dos países.


Logo A Tribuna
Newsletter