Tripulação do Costa Fascinosa agradece por cuidados com profissionais contaminados por Covid-19

Com iluminação especial, o comandante da embarcação registrou o 'obrigado' da equipe a bordo

Por: Fernanda Balbino  -  22/04/20  -  18:50
Luzes das cabines do Costa Fascinosa escrevem
Luzes das cabines do Costa Fascinosa escrevem "obrigado"   Foto: Arquivo pessoal/Gustavo Rodrigues

O navio de cruzeiros Costa Fascinosa, que está atracado no Porto de Santos, teve uma iluminação especial na noite desta terça-feira (21). Com um “obrigado” nas varandas, a tripulação agradeceu a todos os envolvidos nos cuidados com os marítimos infectados por Covid-19 que seguem internados em hospitais da Cidade e no interior da embarcação.  


O Costa Fascinosa tem 26 marítimos contaminados por coronavírus a bordo. Todos já foram testados e tiveram resultado positivo para a doença. Eles estão isolados em suas cabines. 


Além disso, atualmente, quatro tripulantes do navio estão hospitalizados na Cidade. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa), um deles está em estado grave. Outros dois marítimos faleceram vítimas da Covid-19, um filipino de 42 anos e um italiano, de 70. 


O registro do agradecimento é do engenheiro químico Guga Rodrigues, de 37 anos. Ele mora próximo ao Terminal de Passageiros e gostou da atitude da tripulação.  “Acho que nesse momento de união e compreensão que estamos vivendo, todas as formas de compaixão de agradecimento são muito válidas. Um gesto simples que, com certeza, agrada muita gente”.  


O engenheiro acompanha as informações sobre os casos de Covid-19 a bordo. “No meu entendimento, tudo que é controlado de alguma maneira, tende a ter o risco diminuído. Vejo que o controle está sendo feito em relação ao navio. Sendo assim, me preocupo mais com a população que está nas ruas e insiste em estar em multidões, como em feiras livres, por exemplo” 


Histórico 


A embarcação de cruzeiros chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março. Até agora, 75 marítimos brasileiros que não apresentaram sintomas da doença foram desembarcados. O mesmo aconteceu com 227 filipinos. Ainda há 452 pessoas a bordo do navio.  


Segundo a Anvisa, o navio permanecerá em quarentena até o próximo domingo porque o último caso suspeito foi identificado no dia 12 de abril.   


Por uma decisão judicial, apenas tripulantes com risco de morte serão atendidos em hospitais da Cidade. A medida visa não sobrecarregar a rede municipal. Outros marítimos que precisarem ser desembarcados para tratar dos sintomas da covid-19 deverão ser encaminhados a unidades de saúde da capital.


Logo A Tribuna
Newsletter