Terminais retroportuários de Santos

Na cidade, as cargas são preparadas (unitizadas e desunitizada), onde ocorre o desembaraço aduaneiro

Por: Da Redação  -  25/12/19  -  21:56
Esses recintos prestam serviços complementares à movimentação e armazenagem de mercadorias
Esses recintos prestam serviços complementares à movimentação e armazenagem de mercadorias   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Os terminaisretroportuáriosoferecem apoio logístico e aduaneiro aos importadores e exportadores. Os recintos se localizam em zona secundária (retroáreaportuária), que ficam fora do porto organizado, sendo extensão ou não de um terminal portuário.


Esses recintos foram a solução encontrada pela Receita Federal do Brasil, em 1985, para atuar como apoio às operações dos portos, que muitas vezes, estavam congestionados por excesso de carga e restrição de área.


Nos terminaisretroportuáriosdo Porto de Santos, as cargas são preparadas (unitizadas edesunitizada), onde ocorre o desembaraço aduaneiro. Além disso, esses recintos prestam serviços complementares à movimentação e armazenagem de mercadorias.


Os terminaisretroportuáriospodem ser alfandegados, que atendem à importação e exportação, sendo representados pelo Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia) e pelos portos secos. E também podem estar sob controle aduaneiro, no caso de Recinto Especial para o Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex), que atende especificamente as cargas embarcadas.


Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos) nas margens direita (Santos) e Esquerda (Guarujá) que compõem o cais santista são contabilizados 43 terminais portuários eretroportuáriosdentro do Porto. A informação não incluiTUPsnemRedex.


No Porto de Santos cinco empresas estão habilitadas a operar comoCliae 29 estão habilitadas a operar comoRedex. Os terminaisretroportuáriosalfandegados e os sob controles aduaneiros são regulamentados e fiscalizados pela Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Santos.


A Associação Brasileira dos TerminaisRetroportuáriose das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC) é a representante dos recintos e em Santos tem 25 empresas filiadas que atuam como terminalretroportuário.


Logo A Tribuna
Newsletter