Tecon Santos recebe terminal tractors

Compra integra um plano que prevê o aumento de 20% da capacidade de movimentação de cargas do terminal

Por: Da Redação  -  08/05/19  -  23:25
Desembarque de equipamentos no TEV levou cerca de uma hora
Desembarque de equipamentos no TEV levou cerca de uma hora   Foto: Carlos Nogueira

A operadora portuária Santos Brasil recebeu nesta terça-feira (7) 30 equipamentos para a movimentação de contêineres no pátio do Tecon Santos, instalação que administra na Margem Esquerda (Guarujá) do Porto de Santos. A compra do terminal tractors integra um plano que prevê o aumento de 20% da capacidade de movimentação de cargas do terminal.


Os veículos adquiridos pela Santos Brasil contam com uma tecnologia desenvolvida na China especialmente para a empresa. Eles chegaram a bordo do navio Toronto, que atracou no Terminal de Veículos (TEV), também operado pela empresa por volta de 1h30 de terça.


A operação de descarga foi iniciada às 7 horas e, em cerca de uma hora, todos os equipamentos já estavam no pátio do Tecon. O serviço foi rápido pois os terminal tractors desembarcam como veículos.


Segundo o diretor de Operações da Santos Brasil, Marlos Tavares, os equipamentos foram desenvolvidos com características personalizadas para o Tecon. Agora, com o desembarque no Porto, eles serão adequados por engenheiros eletrônicos e profissionais de tecnologia da empresa.


Investimentos


A compra dos equipamentos faz parte de um investimento de R$ 300 milhões da Santos Brasil. Outros equipamentos serão adquiridos, entre eles, dois portêineres e 30 reboques.


Com isso, o terminal prevê ampliar sua capacidade de movimentação anual para 2,4 milhões TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). No ano passado, foram operados 1,4 milhão de TEU no Tecon. Também estão previstos investimentos em tecnologia, inclusive em sistemas de comunicação, para agilizar a troca de informações entre os funcionários do terminal. 


Logo A Tribuna
Newsletter