Tecnologia para transformar a realidade

Estudo mostra que mais da metade da população realiza suas tarefas com maior velocidade do que há cinco anos

Por: Matheus Miler  -  26/12/19  -  10:05
Projeto de ampliação do Bayport Container Terminal começou em 2017, ao custo de US$ 600 milhões
Projeto de ampliação do Bayport Container Terminal começou em 2017, ao custo de US$ 600 milhões   Foto: Paulo Tavares

Empregar novas tecnologias é a forma mais eficaz de transformar uma realidade. Estudo realizado pelaOfficinaSophia Minds &Heartsdestaca que, em razão da transformação tecnológica, mais da metade da população realiza suas tarefas com maior velocidade do que há cinco anos. Na atividade de logística não é diferente: sairão na frente aquelas empresas que entenderem melhor como explorar ao máximo a gama tecnológica.


Contudo, em um estudo da indústria 4.0d da CNI, o resultado das empresas consideradas avançadas digitalmente no segmento logístico foi de 28%, percentual baixo que sinaliza um grande espaço para o desenvolvimento do setor. Nossa logística de transporte ainda está alicerçada na utilização do caminhão, um modal energeticamente ineficiente, inseguro, poluente e de alto custo. Por isso, o emprego da tecnologia no transporte é o grande desafio a ser enfrentado pelo Brasil nas próximas décadas.


Baseado nas experiências que tive ao redor do mundo, os portos e terminais portuários totalmente automatizados já são comuns. A presença de veículos elétricos e sem um único trabalhador, como acontece no Porto deQuingdao, na China, e no de Oakland, na Califórnia, garantem energia limpa para os navios que atracam em seus berços. Exceto pelo Brasil, a automação completa da operação portuária de players relevantes do setor caminha a passos largos.


Cientesda necessidade de gerar um modelo de transporte de contêineres que atenda esse mercado, aEagleRailContainerLogistics, em parceria com a ZPMCSmartSolution, apresentaram, durante a conferênciaSmartDigitalPortsoftheFuture, uma excelente alternativa. Os investidores norte americanos e asiáticos mostraram que a implantação de um sistema de transporte de contêineres por trilho suspenso automatizado é viável, seguro, não poluente, energeticamente eficiente e de baixo custo operacional.


Os participantes do evento, que reuniu centenas de autoridades portuárias e de operadores de terminais em Roterdã no mês passado, puderam perceber que a alternativa daEagleRailpara substituição do transporte de contêineres por caminhões é a mais eficiente. No Brasil, esse modelo de transporte será muito útil para diminuir a gigantesca frota de caminhões empregada na movimentação de contêineres, dando condições de expansão aos Portos Públicos e terminais privados que estão instalados dentro de centro urbanos e nas antigas e ou pequenas cidades, como o Porto Público de São Sebastião (SP), de Itajaí (SC), Recife (PE) e outros.


Mitigando os impactos da movimentação de contêineres por caminhões, e ampliando a extensão dos Portos para áreas remotas mais distantes das cidades, a solução apresentada pelo time de Chicago promete viabilizar a maior movimentação de carga sem aumentar os impactos negativos para as suas cidades portuárias.


Assim como a Autoridade Portuária de Chittagong, em Bangladesh, que firmou memorando de entendimentos com aEagleRaile está na fase final do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para implantação desse sistema, o Brasil, especialmente o porto público de Itajaí, poderá adotar a mesma solução.


No caso de Itajaí, onde os sucessivos recordes na movimentação de contêiner geram impactos enormes no trânsito, na poluição e no dia a dia da pacata cidade que o abriga, o modelo de transporte elétrico de contêineres por trilho suspenso está sendo estudado. Para viabilizá-lo, há um memorando de entendimentos que propõe a instalação do sistema através de doação internacional, o que pode possibilitar a implantação dessa nova realidade e colocar o Brasil no TOP 10 dos países com Portos tecnologicamente eficientes.


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