SPU destinará áreas para estacionamento de caminhões do Porto de Santos

Locais destinados aos veículos de carga devem ser divulgados até o final do mês que vem

Por: Fernanda Balbino  -  16/04/21  -  17:00
  Foto: Carlos Nogueira/AT

Até o final do próximo mês, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) vai anunciar a destinação de 15 áreas que fazem parte do programa Regulariza . Entre outras questões, a iniciativa prevê sanar a falta de estacionamento para três mil caminhões nas margens esquerda e direita do Porto. Nesta quinta-feira (16), uma reunião debateu o assunto, na sede da Autoridade Portuária de Santos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O repasse de áreas da União foi discutido com representantes de caminhoneiros de Santos e Guarujá e contou com a participação do secretário nacional de Coordenação e Governança da SPU, Mauro Filho, do diretor-presidente da Autoridade Portuária, Fernando Biral, e da deputada federal Rosana Valle (PSB).


“Na Autoridade Portuária, foi importante porque nós estamos construindo toda uma concepção de um estudo de viabilidade. É um estudo inicial para a SPU disponibilizar áreas que atendam a toda política de infraestrutura, logística e transportes que, com certeza, têm impacto direto nos trabalhos desenvolvidos pela Autoridade Portuária e pelo Ministério da Infraestrutura”, afirmou o representante da SPU.


Segundo ele, 15 áreas estão sendo avaliadas. A Tribuna apurou que, pelo menos, dois terrenos serão destinados a estacionamentos. O da Margem Esquerda tem 100 mil metros quadrados e capacidade para receber até 300 caminhões.


Já a área da Alemoa tem 50 mil metros quadrados e poderá receber até 150 veículos. As demais áreas devem ser destinadas para resolver questões como a destinação de áreas para projetos habitacionais que ajudem a reduzir déficit de 100 mil moradias.


“Às vezes, uma área é pleiteada para duas ou três finalidades, unidades habitacionais, estacionamento de caminhões e nessa vinda aqui eles estão ouvindo. Eles estão na fase de execução de um plano de negócios para a Baixada Santista”, destacou a deputada Rosana Valle.


A parlamentar classificou a vinda do coordenador da SPU em Santos como um “momento histórico”. Enquanto Mauro Filho visitou a estatal que administra o cais santista e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), técnicos do órgão já faziam o levantamento das áreas.


“Ele veio para mostrar, de fato, que esse plano está saindo do papel”, destacou a deputada.


Porto


“É um momento histórico, pois a SPU está justamente desenvolvendo um plano de negócio para destinar áreas da União à Baixada Santista ao mesmo tempo que a APS tem em entre suas prioridades a identificação de terrenos para estacionamento de caminhões. A SPU é um parceiro estratégico da APS nesse processo”, destacou o presidente da estatal, Fernando Biral.


Segundo o executivo, a Autoridade Portuária tem dado prioridade à demanda dos caminhoneiros para sanar um déficit histórico de atendimento adequado dos motoristas que trabalham no Porto. A estatal lançou, no fim do mês passado, um chamamento público que ficará permanentemente aberto para identificar interessados na implantação e operação de dois estacionamentos na Ponta da Praia, em Santos, para uso preferencial de caminhoneiros autônomos e que transportam carga entre terminais portuários e retroportuários. As duas áreas somam 11,5 mil metros quadrados.


Logo A Tribuna
Newsletter