Sindicalistas buscam soluções para problemas do Porto de Santos

Proposta de privatização do cais santista e representatividade da classe trabalhadora foram temas de discussões

Por: Da Redação  -  17/01/20  -  22:05
Resolução determina direitos e deveres de empresas, inclusive as de cabotagem e longo curso
Resolução determina direitos e deveres de empresas, inclusive as de cabotagem e longo curso   Foto: Carlos Nogueira

Aumento de postos de trabalho no Porto de Santos, possibilidade de mudanças na legislação trabalhista e a união das categorias portuárias foram alguns dos temas discutidos em uma reunião entre representantes de diversos sindicatos de trabalhadores do cais santista. A proposta de privatização da administração do cais santista também esteve em pauta.


“Queremos saber os planos para o Porto de Santos e o que se propõe em termos de privatização. Os trabalhadores precisam estar por dentro dessas discussões”, destacou o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos e Região (Sindestiva), Rodnei Oliveira da Silva.


O sindicalista planeja pedir uma audiência com representantes do Governo Federal e, se possível, com o governador João Doria (PSDB). A ideia é buscar formas de atracação de cargas para o cais santista.


O foco, porém, é garantir que o Porto de Santos movimente mercadorias de alto valor agregado, como os contêineres. Para sindicalistas do Porto de Santos, outras cargas, como granéis e celulose, não geram empregos na cidade.


O encontro aconteceu na noite da última quinta-feira e também teve política na pauta. “É muito importante os trabalhadores portuários terem representação nas câmaras municipais e nas prefeituras”, destacou o sindicalista.


Logo A Tribuna
Newsletter