Sindaport realiza assembleias virtuais para discutir campanha salarial

Reuniões serão realizadas até quarta-feira (31) e serão comandadas pelo presidente Everandy Cirino dos Santos, que ficará no cargo até 2025

Por: Fernanda Balbino  -  31/03/21  -  00:39
 Regra estará em vigor por um prazo de 180 dias (Foto: Rogério Soares/AT)
Regra estará em vigor por um prazo de 180 dias (Foto: Rogério Soares/AT)   Foto: Rogério Soares/AT

Manter direitos previstos em acordos coletivos e participar do processo de desestatização da Autoridade Portuária de Santos (APS) estão entre os planos do presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), Everandy Cirino dos Santos, que ficará no cargo até 2025. Ainda nesta semana, o sindicalista realiza assembleia e apresenta a pauta de reivindicações à estatal, já que a data-base da categoria é junho.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Cirino está há mais de 25 anos à frente do Sindaport. Nesse período, atuou nas diretorias de Patrimônio e Social, além da vice-presidência e da presidência. “Nossa é meta é manter os ganhos do acordo coletivo e evitar conflitos na desestatização, principalmente mantendo postos de trabalho”, destacou.


De acordo com o sindicalista, o acordo coletivo conta com cerca de 80 itens. Eles vão desde a obrigatoriedade do pagamento de horas extras, adicional por trabalho noturno, além de planos de saúde e vale-refeição dos trabalhadores da estatal.


Durante dois dias, Sindaport vai realizar assembleia com votação online para a Campanha Salarial 2021 da Autoridade Portuária. A votação virtual sobre a pauta de reivindicações que será enviada para a empresa teve início nesta terça-feira (30) e seguirá às 20 horas de quarta-feira (31).


Basta acessar o site do sindicato. A votação poderá ser realizada de qualquer computador, tablete ou smartphone com conexão de internet.


“Como sempre fazemos vamos priorizar a negociação para renovar o acordo coletivo. Mas caso seja necessário, vamos seguir todos os ritos processuais para a instauração do dissídio coletivo”, afirmou Cirino.


No caso de instauração de dissídio, o julgamento é realizado item por item da pauta. Por isso, o Sindaport está propondo a mesma pauta julgada no dissídio de 2019, apenas com atualizações de alguns itens. Todos foram deferidos no julgamento de 29 de julho do ano passado.


Vacinação


Diante do anúncio de que trabalhadores da área de segurança pública serão vacinados contra a covid-19, Cirino solicitou ao Governo do Estado e à Prefeitura de Santos a inclusão dos guardas portuários no grupo prioritário.


Atualmente, cerca de 300 atuam em Santos e outros 30 prestam serviços em São Sebastião, no Litoral Norte.


Logo A Tribuna
Newsletter