Sindaport debate crise do Portus nesta terça-feira

Segundo o sindicato, o Portus tem recursos suficientes só para este mês

Por: Matheus Müller & Da Redação &  -  02/07/19  -  16:03
Sindaport debate crise do Portus nesta terça-feira
Sindaport debate crise do Portus nesta terça-feira   Foto: Divulgação/Sindaport

O Sindicato dos Trabalhadores na Administração Portuária (Sindaport) realizará nesta terça-feira (2), às 19 horas, uma assembleia sobre o Instituto de Seguridade Social Portus. No último mês, a entidade enviou um projeto à Secretaria Nacional dos Portos e Transportes Aquaviários para evitar a liquidação do fundo de pensão dos trabalhadores. A reunião é voltada ao pessoal da ativa.


Segundo o sindicato, o Portus tem recursos suficientes só para este mês. Um aporte emergencial é estudado pelo Ministério da Infraestrutura para evitar a liquidação do fundo.


O projeto do sindicato indica um aumento de até 90% na contribuição dos profissionais da ativa e a redução de 33% no recebimento dos aposentados e pensionistas. Em Santos, são 4 mil famílias beneficiárias e 385 aposentados na ativa.


A proposta apresentada pelo sindicato foi contratada por uma consultoria e aprovada em assembleia no dia 18 de junho. Na ocasião, o presidente da entidade, Everandy Cirino dos Santos, informou que a medida não é a ideal, mas foi encaminhada para cumprir o prazo estipulado pelo Governo.


Cirino pretende rediscutir e atualizar a proposta, que foi aprovada principalmente pelos aposentados. Segundo ele, o maior problema será o aumento de 90%, o que é visto como desproporcional.


Durante o balanço de 100 dias da nova diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o presidente, Casemiro Tércio Carvalho, disse que o rombo do Portus está em torno de R$ 3 bilhões, sendo 50% desse montante correspondem à dívidas da Docas.


Logo A Tribuna
Newsletter