Setor portuário ganha plano contra crises

O material tem como foco complexos marítimos da América Latina e do Caribe

Por: Da Redação  -  28/02/21  -  15:30
 Porto de Santos iniciou operações no interior do canal para evitar correntes e rajadas de vento
Porto de Santos iniciou operações no interior do canal para evitar correntes e rajadas de vento   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Orientar portos e terminais portuários a agir em momentos de crise, como a pandemia de covid-19, está entre os objetivos da Associação Internacional de Portos (IAPH). A entidade criou um plano de resiliência com ações que podem ser implantadas em situações de contingência. O material tem como foco complexos marítimos da América Latina e do Caribe.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A informação é da vice-presidente do IAPH, Tessa Major, que também é diretora de Negócios Internacionais e Inovação do Porto do Açu, no Rio de Janeiro. Segundo a executiva, diversos especialistas membros da entidade forneceram conselhos e orientações com base em suas próprias experiências de lidar com a crise.


Tudo começou após um acidente com derramamento de óleo de origem desconhecida na costa do Brasil em 2019. A partir daí, um projeto de preparação para emergências foi criado e a comunidade portuária se reuniu para combater futuras crises como esta. Como resultado, foi criado um documento de orientação para todos os portos.


“Nosso próximo passo foi converter a força-tarefa covid-19 com seus membros no Comitê Técnico de Risco e Resiliência da IAPH, a fim de acelerar o processo de estabelecimento de uma orientação sólida para portos, pequenos e grandes, em termos de uma estratégia de continuidade de negócios. Esperamos uma série de resultados e documentos de orientação a esse respeito, em consulta com a comunidade de membros do porto da IAPH”, afirmou a executiva durante recente webinar da entidade.


Logo A Tribuna
Newsletter