Setembro Amarelo: Porto oferece cuidados especiais a trabalhadores

Neste Setembro Amarelo, psicóloga Rita Zaher comenta sobre a importância da saúde mental dos trabalhadores portuários; confira redes de apoio disponibilizadas no setor

Por: Beatriz Araujo & Colaboradora &  -  28/09/20  -  22:40
O Porto de Santos, o porto do Brasil!
O Porto de Santos, o porto do Brasil!   Foto: Matheus Tagé

O Porto, como serviço essencial, não parou durante a pandemia da covid-19. Em meio a isso, os cuidados à saúde mental dos trabalhadores portuários, que estão na linha de frente, se tornaram ainda mais necessários. Neste Setembro Amarelo, mês mundial de conscientização e prevenção ao suicídio, a psicóloga e consultora de RH Rita Zaher fala sobre a questão ao jornal A Tribuna.


Para a psicóloga, em função do stress que os profissionais portuários vivem, em meio aos prazos apertados e dobras de turno, cuidar da saúde mental sempre foi importante.


Mas em um momento como o de agora, em que existe a tensão emocional de trabalhar meio à pandemia, podendo estar exposto ao vírus; o medo de perder pessoas próximas para a covid-19, ou a dor de ter perdido alguém; e a pressão de trabalhar com uma equipe reduzida, com receio de ser demitido, o conhecimento é estratégico. "Quanto mais informações os trabalhadores tiverem sobre como lidar com as próprias emoções e quais ferramentas podem utilizar nos momentos de stress, melhor”, ressalta Rita Zaher.


Para isso, abraçar a causa do Setembro Amarelo, por exemplo, é o melhor para todos, afirma a profissional. “O que uma empresa mais quer? O engajamento dos funcionários. Um funcionário que está sem propósito não consegue se engajar”.


Rita crê que desenvolver projetos de apoio psicológico aos colaboradores e treinamentos emocionais “envolvendo responsabilidade social, carreira e o despertar do propósito de cada um”, são formas de as empresas se aproximarem do assunto e se distanciarem do tabu existente em torno da depressão e do suicídio.


O Setembro Amarelo tem feito com que estas questões sejam cada vez mais discutidas, avalia Rita. “Mas temos que lembrar que suicídio não ocorre somente em setembro e que saúde mental tem que ser cuidada sempre”. Com isso, Rita relembra que o trabalho precisa ser conjunto, “preparando líderes e funcionários, para que todos falem a mesma língua”.


Ajuda


Além de promoverem rodas de conversas, palestras e outras iniciativas de conscientização durante o Setembro Amarelo, empresas do Porto de Santos disponibilizam redes de apoio a seus servidores ao longo do ano (veja abaixo). Por conta da pandemia, a maioria das empresas adotaram serviços de apoio remotos, por telefone ou aplicativos de mensagem.


Rita Zaher explica que o Conselho Federal de Psicologia permite o atendimento psicológico “síncrono” - via telefone ou vídeo-chamadas -, ou “assíncrono” - via aplicativos de mensagem, por exemplo. Porém, em casos emergenciais é recomendado o atendimento presencial. Esta resolução, que permite atendimentos por meios tecnológicos, é de 2018.


Seja de forma presencial, respeitando as medidas de segurança e o distanciamento, ou de forma remota, para Rita Zaher, as emoções devem ser encaradas como amigas, não inimigas. “Precisamos aprender a olhar mais pra dentro e respeitar nossos sentimentos humanos, sabendo que temos uma força de superação incrível, mas que muitas vezes desconhecemos”.


No Porto de Santos


O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção ao suicício por meio do número de telefone 188, a qualquer momento e a qualquer pessoa, de forma gratuita e sigilosa. Mais informações no site www.cvv.org.br.


Além disso, empresas do Porto de Santos têm desenvolvido redes de apoio a seus profissionais. Para ter acesso aos telefone e endereços, o trabalhador portuário deve entrar em contato com sua respectiva companhia. Além disso, há empresas que disponibilizam, de forma indireta, psicólogos por meio do convênio médico.


Confira exemplos de redes de apoio disponibilizadas por empresas do porto a seus funcionários:


ADM do Brasil


Programa de Apoio ao Empregado (PAE) - orientações psicológicas, financeiras e jurídicas gratuitas por telefone de apoio.


Setor de Saúde Ocupacional da empresa - pode ser acionada por membros da equipe que identificaram sinais de alerta de outros funcionários. A partir disso, o setor monitora a situação do funcionário para, se necessário, encaminhamento a algum apoio psicológico.


Canal de Assistência Social 24 horas - voltado para o auxílio a quaisquer problemas ou dificuldades que dos colaboradores possam ter, como o uso da assistência médica e obtenção de autorizações para consultas, exames, internações e outros procedimentos.


Copersucar


Programa de Apoio Pessoal (PAP) - orientações psicológicas, financeiras e jurídicas gratuitas por telefone, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Serviço disponibilizado para colaboradores e seus dependentes.


DP World


Assistência Social - profissional disponível na empresa para atendimentos gratuitos dentro do horário comercial de expediente. Atendimento de segunda a quarta-feira, ou conforme demanda. Por conta da pandemia, os encontros também podem ocorrer por telefone ou videoconferência.


Rumo


Programa PraVc - atende colaboradores da empresa e seus dependentes legais nas áreas psicológica, financeira, jurídica (exceto trabalhista), de assistência social e acolhimento às vítimas de violência doméstica. As sessões são virtuais, por telefone ou pelo aplicativo do programa. Após a pandemia, o atendimento será presencial.


VLI Logística


Apoiar - canal por telefone e portal on-line voltado ao apoio psicológico e social, que também oferece orientações financeiras e jurídicas. Atendimento gratuito para empregados e dependentes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Durante os finais de semana, e após às 20h, há plantões para casos de emergência.


Alô Saudavelmente - número de WhatsApp que funciona como canal de acolhimento psicológico, diálogo e sugestões.


Área de apoio Social - atendimentos individuais sociais e psicológicos na VLI.


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